Do Mais Goiás

Goiânia volta a vacinar grávidas sem comorbidades contra Covid

Imunização desse grupo foi paralisada em maio deste ano após decisão do Ministério da Saúde

Número de brasileiros com primeira dose de vacina supera 70 milhões
Número de brasileiros com primeira dose de vacina supera 70 milhões (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

A Prefeitura de Goiânia confirmou que retomará, a partir desta quinta-feira (17), a vacinação contra Covid-19 em gestantes sem comorbidades. A imunização desse grupo, que foi paralisada em maio deste ano após decisão do Ministério da Saúde, vai ocorrer na Área I da PUC Goiás, no setor Leste Universitário.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a retomada da vacinação de grávidas sem comorbidades foi decidida em reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) estadual, ocorrida nesta quarta feira (16). A diretora da Vigilância Epidemiológica, Grecia Pessoni, ressaltou a quantidade de mortes de gestantes na capital por Covid-19, assim como a necessidade de proteção desse grupo.

“Somente este ano, 12 gestantes foram a óbito devido a Covid-19, ou seja, não há dúvidas de que elas precisam dessa proteção. Portanto só temos a comemorar com essa retomada”, declarou.

A SMS destacou, ainda, que a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes da saúde de todos os municípios e do Estado, também publicou resolução liberando a vacinação para gestantes com os imunobiológicos Pfizer e Coronavac.

A aplicação das doses vai acontecer das 8h às 16h na Área I da PUC Goiás. Para se vacinar, a grávida precisa apresentar um comprovante de gestação, além do endereço de Goiânia. Não há necessidade de agendamento. Vale lembrar, a imunização de pessoas a partir de 52 anos continua.