EXAMES GRATUITOS

Goiânia terá testagem rápida para covid-19 a partir de quarta (5)

Região Norte será a primeira contemplada com testes rápidos na quarta, quinta e sexta-feira. Demais regiões serão avaliadas nas próximas semanas


Jessica Santos
Do Mais Goiás | Em: 04/08/2020 às 11:12:31

A atualização do Ministério da Saúde divulgada na noite desta quinta-feira (10) mostrou que houve 129.522 mortes em função da covid-19 (Foto: divulgação/SMS)
A atualização do Ministério da Saúde divulgada na noite desta quinta-feira (10) mostrou que houve 129.522 mortes em função da covid-19 (Foto: divulgação/SMS)

A partir de quarta-feira (4), Goiânia dará início a um sistema de testagem rápida para detectar casos de covid-19 na capital. Os cerca de 185 mil testes gratuitos por antígeno, tipo que identifica o vírus no momento da infecção, serão destinados a pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Objetivo é reduzir as contaminações e internações provocadas pelo vírus.

A cada semana os testes serão feitos em uma região da capital. A primeira contemplada será a Norte. As equipes de saúde estarão dispostas na Escola Municipal Pedro Costa, no Jardim Guanabara, na quarta (5), quinta (6) e sexta-feira (7). O atendimento será feito na modalidade drive thru e no interior do colégio para aqueles que não possuem veículo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a testagem será realizada na população com idade acima de 12 anos que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados. A orientação é que as pessoas que tiverem algum sintoma procurem uma unidade de saúde. Não é necessário agendamento ou encaminhamento médico.

A coleta do material para testagem é feita por meio de swab, que são espécies de hastes flexíveis inseridas no nariz. O paciente pode aguardar no local e todo o processo ficará pronto em 60 minutos. Em caso de diagnóstico positivo, a pessoa já será atendida lá mesmo, onde haverá equipe com médicos, biomédicos e enfermeiros responsáveis pelos procedimentos de orientação e cuidados do contaminado.

Conforme expõe a SMS, ainda não há definição dos bairros contemplados com a testagem, já que a escolha da região baseia-se na situação epidemiológica dos últimos 14 dias. Na próxima semana, a pasta vai avaliar os locais com maior aumento de casos para destinar os testes rápidos.

Covid-19 nos bairros

A cidade de Goiânia chegou, nesta segunda-feira (4), a 17.745 casos acumulados de covid-19. Ao todo, 527 bairros da capital já foram atingidos pela doença. Confira aqui a lista completa.

Entre os bairros com maior registro de casos de covid-19 estão o Setor Bueno (696), Setor Oeste (460), Jardim América (406), Jardim Guanabara (363), Jardim Novo Mundo (350), Setor Central (330), Jardim Goiás (292), Parque Amazônia (287), Setor Pedro Ludovico (252) e Setor Leste Universitário (219).

Por outro lado, os bairros com menos casos são: Vila Rosa (41), Alphaville Flamboyant (42), Setor Novo Planalto (42), Solange Parque I (45), Parque das Amendoeiras (45), Vila Itatiaia (46), Setor Cândida de Morais (46), Residencial Brisas da Mata (47), Jardim Presidente (47), São Carlos e Vila Mutirão (50).