Do Mais Goiás

Goiânia sedia o 2º Encontro de Artistas Naifs do Centro-Oeste

Evento será realizado na Vila Cultural Cora Coralina entre os dias 13 de março a 6 de abril

A Vila Cultural Cora Coralina recebe, entre os dias 13 de março a 6 de abril, o 2º Encontro Nacional de Artistas Naifs no Centro-Oeste –EnanCO, evento que traz exposição de obras de artistas de Goiás e de outros 15 Estados, além do Distrito Federal. O projeto é de autoria de Helena Vasconcelos, com produção de Laila Santoro, e tem patrocínio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes).

As produções que compõem a mostra somam obras de 62 artistas que foram selecionadas por meio de edital, dos quais nove são de Goiás, e o restante vindo de outros Estados, e do Distrito Federal.  A seleção contou com curadoria de Augusto Luitigard (Brasília), e de Mairone Barbosa e Px Silveira (Goiânia). Além da exposição, o 2º EnanCo também irá homenagear quatro artistas renomados na arte naif, que são: Tânia Pedrosa e Vera Marina, e Aparecida Azevedo e Nilson Pimenta (in memorian).

A abertura do evento será nesta quarta-feira (13), às 20 horas, com apresentação da Folia de Reis em uma procissão cênica abençoando a mostra, e ainda, show do grupo de coco goiano Tronco de Angico, mostrando o melhor da cultura popular. A exposição do EnanCO estará aberta a visitação no período de 14 de março a 6 de abril, de segunda a domingo, das 10 às 22 horas, e a entrada é gratuita.

Frida – Maria do Carmo

Encontro de Artistas Naifs é uma iniciativa pioneira nesse movimento, que celebra um estilo tipicamente brasileiro e popular, geralmente produzido por autodidatas. A primeira edição do evento foi realizada em 2017, com objetivo de divulgar, estimular e valorizar os artistas naifs regionais mostrando sua arte pelo país, com suas tradições, festas e costumes.

Segundo os organizadores do evento, a proposta do 3º encontro  é de torná-lo uma Bienal Naif no Centro-Oeste, mais especificamente, em Goiânia, com previsão para o ano de 2021. O projeto já está em construção.

SERVIÇO:
2º Encontro de Artistas Naifs do Centro-Oeste
Abertura: Quarta-feira, 13/03, às 20h
Visitação: De 14/03 a 06/04, de segunda a domingo, das 10 às 22h
Local: Salão Principal da Vila Cultural Cora Coralina
Entrada gratuita