Do Mais Goiás

Goiânia registra aumento de 25% de pessoas atropeladas fora da faixa em 2021

Importância da faixa de pedestres é tema de uma campanha de conscientização da prefeitura

Foto: Pexels

Entre janeiro a abril de 2021, 15 pessoas morreram atropeladas enquanto atravessavam a rua fora da faixa. O número representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2020, quando morreram 12 nas mesmas condições. Os dados são da Delegacia de Crimes de Trânsito (Dict) e refletem justamente uma realidade tema da campanha Maio Amarelo de 2021, da Prefeitura de Goiânia – a importância da faixa de pedestre.

O lema da campanha deste ano é ‘Eu respeito a faixa, eu respeito a vida: pratique no trânsito’. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), o objetivo é conscientizar cidadãos sobre o respeito e uso desta sinalização, “além de tornar Goiânia uma referência no Brasil no respeito à travessia”.

Na última segunda-feira, o secretário da pasta, José Ramalho, abordou a temática numa live da campanha. Na transmissão, Ramalho destacou o papel da faixa de pedestres e lembrou que a capital possui 3.685 sinalizações de travessia, reforçando que “o objetivo da campanha é gerar uma relação de maior respeito entre motoristas e pedestres”.

“Estender os braços e fazer o sinal de vida para atravessar a rua deve se tornar uma convenção goianiense”, afirmou o secretário.