QUASE 40°C

Goiânia registra 38°C no dia mais quente do ano

Temperatura foi constatada às 14h do último sábado (19). O município já está há exatos 120 dias sem chuva


Jessica Santos
Do Mais Goiás | Em: 20/09/2020 às 13:15:57

A cidade de Goiânia registrou neste sábado (19) o dia mais quente do ano. Os termômetros da capital chegaram a marcar 38º por volta das 14h (Foto: Cristiano Oliveira- Governo de Goiás.)
A cidade de Goiânia registrou neste sábado (19) o dia mais quente do ano. Os termômetros da capital chegaram a marcar 38º por volta das 14h (Foto: Cristiano Oliveira- Governo de Goiás.)

A cidade de Goiânia registrou neste sábado (19) o dia mais quente do ano. Os termômetros da capital chegaram a marcar 38º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Recorde anterior de maior temperatura no município era de 37,7°C, registrada na sexta-feira (18).

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o pico de temperatura ocorreu às 14h, com 38°C. Nos demais períodos do dia, os termômetros registraram 37°C. A umidade relativa do ar esteve entre 10 e 11%.

O município está há exatos 120 dias sem chuva. A última precipitação na cidade foi registrada em maio de 2020. Conforme relata André Amorim, temperaturas elevadas são características em Goiânia no mês de setembro.

“Começa em agosto e fica intenso em setembro. É o mês mais difícil. Todo ano as temperaturas são altas neste período. Também tem a questão das queimadas e qualidade do ar ruim”, disse.

Ainda segundo o gerente do Cimehgo, há possibilidade de chuva em Goiânia entre terça (22) e quarta-feira (23). A previsão, porém, é de pouca chuva, menos que 5 milímetros.

No sábado (19), Jataí, no Sudoeste de Goiás, registrou pancadas de chuva isoladas. A chuva é resultado da perda de força do bloqueio atmosférico sobre Goiás ocorrido na sexta-feira (18).