Cultura

Goiânia recebe programação na 12ª Primavera dos Museus  

O evento será quarta, quinta e sexta-feira, no Mezanino do Museu Zoroastro Artiaga, na Praça Cívica. A entrada é gratuita


Thais Lobo
Do Mais Goiás | Em: 19/09/2018 às 11:27:59

Museu Zoroastro Artiaga | Foto: Leoiran/Seduce
Museu Zoroastro Artiaga | Foto: Leoiran/Seduce

Exposição, lançamento de livro, oficina e roda de conversa integram a programação da 12ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no Museu Zoroastro Artiaga (Muza), com o artista plástico Di Magalhães. O evento será quarta, quinta e sexta-feira, dias 19, 20 e 21 de setembro, no Mezanino do Zoroastro, na Praça Cívica. A entrada é gratuita.

A 12ª Primavera dos Museus está sendo promovida em vários locais do país até o próximo dia 23. Com o tema ‘Celebrando a Educação em Museus’, a iniciativa tem como proposta incentivar a reflexão sobre as atribuições presentes em um museu, como educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

As atividades no Zoroastro serão abertas às 9 horas, na quarta-feira, com a exposição Álbuns de Serigrafias, e o lançamento do livro Histórias de Goiás, ambos de autoria do artista plástico de Di Magalhães. Das 14 às 17 horas, será ministrada a oficina Bico de Pena, também com Di Magalhães, que tem como público alvo a Associação do Idoso no Brasil, estudantes  do Circo Laheto e equipe do Muza. A oficina ocorre quarta e quinta-feira, na Praça Cívica.

Na sexta-feira (21), estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Rede de Educadores em Museus (REM) têm encontro marcado na roda de conversa Discutindo a Educação em Museus, com as mediadoras Ivanilda de Andrade Junqueira, doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (MG),  e Gyovana Castro Carneiro, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). O bate-papo será das 9 às 11h30, no Muza.

Di Magalhães

O artista é natural da cidade de Goiás, bacharel em Artes Visuais pela UFG, com habilitação em pintura e gravura. Participou de cursos de serigrafia artística, cenografia e figurino, restauração de afresco e outros, além das atividades artísticas. Em seu currículo somam-se exposições em Goiás, Goiânia, Brasília, Curitiba. Sua obra também figura em países como: Portugal, França, Espanha, Japão e Inglaterra. Di Magalhães é professor de pintura no Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Curitiba, onde reside atualmente.

O Museu Zoroastro Artiaga é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e funciona na Praça Cívica, no Centro.


Confira a programação
 do evento

Exposição: Álbuns de Serigrafias

Dia: 19 a 30.09.2018
Local: Mezanino do Muza
Horário: 9h às 17h
Público-alvo: visitantes
Artista Plástico: Di Magalhães*


Lançamento do livro: 
Históricas de Goiás

Dia: 19.09.2018
Horário: 9h
Local: Mezanino do Muza
Público Alvo: Autoridades e Educadores da Cultura
Artista Plástico: Di Magalhães*


Oficina*: 
Bico de Pena

Dia: 19 e 20.09.2018
Horário:  dia 19, das 14h às 17h; dia 20, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira
Público-alvo: Associação do Idoso no Brasil – Estudantes  do Circo Laheto – Equipe do Muza
Artista Plástico: Di Magalhães*


Roda de Conversa – 
Discutindo a Educação em Museus
Dia: 21.09.2018
Local: Mezanino do Muza
Horário: das 9h às 11h30
Público-alvo: estudantes da UFG e REM
Mediadoras: Dra. Ivanilda de Andrade Junqueira e Dra. Gyovana Castro Carneiro