Do Mais Goiás

Goiânia recebe programação cultural especial em homenagem aos 87 anos

Programação foi pensada de forma virtual devido a pandemia de covid-19

Confira a agenda dos candidatos à prefeitura no aniversário de Goiânia
Confira a agenda dos candidatos à prefeitura no aniversário de Goiânia

Estreia, nesta terça-feira (20), a programação cultural em homenagem aos 87 anos de Goiânia, comemorado no dia 24 deste mês. Devido a pandemia de covid-19, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) elaborou um cronograma que será todo cumprido na internet, com o projeto Cultura em Casa.

De acordo com a Secult, serão disponibilizados documentários, vídoescasts e arquivos fotográficos que retratam fatos culturais marcantes desde a transferência da capital. O secretário de Estado de Cultura, Adriano Baldy, acredita que realizar ações virtuais durante pandemia pode motivar o público a visitar as galerias e museus quando o isolamento acabar. “Temos aproveitado esse período para melhorar a estrutura em algumas unidades e capacitar os servidores”, afirmou Baldy

A comemoração será iniciada nesta terça, com o documentário “Goiânia, Goiânia”, produzido pelo Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO), em 1997. O vídeo estará disponível no canal da Secult Goiás no Youtube e outros conteúdos serão divulgados diariamente nas mídias sociais da pasta. Segundo o secretário, a expectativa é alcançar todo o público das redes sociais e também o público em geral.

Durante a comemoração, serão disponibilizados para impressão desenhos do artista Di Magalhães, natural da cidade de Goiás, que retratam os prédios históricos da Praça Cívica. Já no feriado do dia 24, será exibido o videocast “Goiânia e o pioneirismo de Attilio Corrêa Lima”, com a arquiteta e urbanista Ana Maria Diniz.

O secretário de Estado de Cultura, afirma que a iniciativa ‘democratiza o acesso aos bens culturais da capital’. “Leva os jovens a conhecerem mais sobre o município em que vivem e que, muitas vezes, seus próprios avós e pais ajudaram a construir”, diz o secretário.

A programação especial se estende até 11 de novembro. Participam da iniciativa o Museu Goiano Professor Zoroastro, Museu de Imagem e Som, Museu Pedro Ludovico, Arquivo Histórico, Gibiteca Jorge Braga e Biblioteca Braille de Goiás.