Imunização

Goiânia recebe estoque reduzido da vacina DTP

Pasta informou que recebeu 3.200 doses da imunização, que foram distribuídas nas 71 salas de vacina da capital; DTP protege contra tétano, coqueluche e difteria


Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás | Em: 07/02/2020 às 18:08:34

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma nova remessa da vacina DTP, conhecida como tríplice bacteriana, chegou à Secretaria Municipal de Goiânia (SMS). A pasta informou que recebeu 3.200 doses da imunização, distribuídas entre as 71 salas de vacina da capital.

A DTP protege contra tétano, coqueluche e difteria, conforme explicou a gerente de imunização da Secretaria , Polyana Braga. Ela informou, também, que o estoque é bem inferior à demanda mensal do município: “Inclusive ficamos sem abastecimento por cinco meses, então tem uma demanda reprimida grande. Nosso estoque já está praticamente zerado”.

A gerente ressaltou que em janeiro a secretaria recebeu seis mil doses da vacina, mas que elas se esgotaram rapidamente. Agora, não há previsão de quando será feito um novo repasse: “Para a próxima semana já não teremos mais doses, já que cada unidade recebeu apenas uma média de 30 a 40 doses da imunização”, concluiu.

O Mais Goiás procurou o Ministério da Saúde (MS) para comentar sobre o repasse das vacinas para as redes estadual e municipal de saúde, mas não houve retorno até a publicação da matéria.