Goiânia pode receber serviço de Samu Veterinário

Animais recolhidos serão encaminhados para o Centro de Zoonoses da Prefeitura; proposta precisa ser sancionada ou vetada pelo prefeito


Artur Dias
Do Mais Goiás | Em: 14/08/2019 às 19:05:42

 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, um projeto de Lei (PL) que autoriza a criação do Serviço Móvel de Atendimento Veterinário (SamuVet). A votação aconteceu nessa quarta-feira (14) e prevê a disponibilização de um serviço para recolher cães, gatos e cavalos das ruas da capital.

O PL agora segue para o Paço Municipal, que tem o prazo de 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo. Os animais devem ser recolhidos em caso de situações de risco, atropelados ou sofrendo com maus tratos e que estejam provocando transtornos no trânsito. Depois disso, eles serão encaminhados para o Centro de Zoonoses da prefeitura.

O serviço poderá ser acionado pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Militar ou pela Guarda Civil Metropolitana. O veículo a ser disponibilizado deve ter uma carreta acoplada. Nele devem estar uma equipe composta por um médico veterinário e um motorista.

O autor do PL, vereador Zander Fábio (Patriotas), disse que a ideia é de que o serviço seja integrado ao futuro Hospital Veterinário Municipal. Assim como ao Centro de Atendimento Animal (CAA). Projetos para a criação dessas estruturas também tramitam na casa.