Do Mais Goiás

Goiânia pode estar próximo da estabilização dos casos de covid-19

Prefeitura inicia a testagem de moradores da região do Jardim América e da região Campinas-Centro

Goiás registra 1.508 casos de coronavírus nas últimas 24 horas
Goiás registra 1.508 casos de coronavírus nas últimas 24 horas

Responsável por coordenar o programa de testagem em massa para o coronavírus em Goiânia, o superintendente municipal de vigilância em saúde, Yves Mauro Ternes, afirma que a ampla realização de testes serve de estratégia para que a prefeitura descubra para que bairros o vírus está se deslocando e que medidas precisam ser tomadas. O superintendente afirma que já é possível notar a estabilização da curva de casos.

“O intuito é justamente entender para onde está indo a doença e poder agir de forma precoce para conter o avanço nos bairros”, afirma. Goiânia já realizou 34 mil testes, com 4 mil pacientes com resultado positivo. A prefeitura conta 110 mil testes ao todo e, caso seja necessário, espera ampliar para 200 mil.

Nesta segunda-feira (24), a prefeitura iniciou a testagem de moradores da região do Jardim América e da região Campinas-Centro.

Moradores acima de 12 anos que não apresentam sintomas poderão realizar os testes. Esses testes são de antígenos, a partir do material coletado do nariz com swabs (cotonetes com hastes longas flexíveis). O resultado fica pronto em 20 minutos.

Para moradores da região sul, os testes serão aplicados de segunda-feira (24) a sexta-feira (28), das 8h às 17h,  no Centro Popular de Abastecimento de Lazer (Cepal) do Jardim América, somente na modalidade de drive-thru e na Escola Municipal Moacir Mondar Brandão, ao lado do Cepal, onde serão atendidos os pedestres.

Já na região Campinas-Centro os testes se iniciam na quinta-feira (27) e vão até sábado (29), também das 8h às 17h. A testagem acontecerá na Escola Municipal Santa Helena, Vila Paraíso e na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) (Parque Agropecuário). Nos dois locais haverá atendimento nas modalidades de drive-thru e pedestre.’

Yves Mauro explica que, com os testes já realizados, será possível controlar a doenças em regiões consideradas sensíveis, como a Leste, em que o Jardim Novo Mundo apresenta grande número de pessoas com a covid-19. O Jardim Guanabara foi outro bairro em que a prefeitura já atuou com testes. A expectativa é que na próxima semana seja possível analisar os resultados e uma queda no número de casos após o isolamento de pacientes detectados de forma precoce.