Do Mais Goiás

Goiânia lança projeto ‘Orquestra na Praça’, em ação inédita na cidade

O projeto foi lançado no fim deste domingo (6), com primeira edição realizada na Praça da T-23

Projto Orquestra na Praça tem início em Goiânia
(Foto: Divulgação/ Jackson Rodrigues)

Há pouco mais de um ano, desde o início da pandemia, o setor cultural vem enfrentando inúmeros desafios para se manter de pé. Como shows e outras atividades do segmento seguem interrompidas, com o objetivo de conter o avanço da Covid-19, vários eventos e apresentações passaram a acontecer de forma virtual, como alternativa ao momento que estamos vivendo. A Orquestra Sinfônica de Goiânia, por exemplo, realizou algumas apresentações online neste período e, agora, tem a oportunidade de voltar a ter contato com o público – mesmo que ainda não seja o cenário ideal. Com o projeto inédito “Orquestra na Praça“, será possível aproveitar um pouquinho da boa música brasileira e clássicos da música de concerto.

O projeto foi lançado no fim da tarde deste domingo (6/6), pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A primeira edição já foi realizada, com apresentação de concerto musical na Praça da T-23, seguindo todos os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Segundo Zander Fábio, secretário municipal de cultura: “Vivemos dias difíceis e a música é um escape para celebrarmos, motivo para termos a esperança renovada. A apresentação é feita ao ar livre, para as pessoas da região e em uma praça, local de convivência, alegria e passeio. Esta foi a primeira edição e o prefeito Rogério Cruz quer ampliar para os quatro cantos da cidade. Vamos democratizar a Cultura, a música ao povo goianiense“, afirma.

Algumas pessoas que passaram pela praça no momento da apresentação, elogiariam a iniciativa do Orquestra na Praça: “Orquestra maravilhosa. Tocou o nosso coração com muita alegria. Estou emocionada e minha filha também. Parabéns à Prefeitura de Goiânia! Que isso ocorra sempre!“, declarou a advogada e professora Cristina Diniz, moradora do Setor Bueno.

A primeira apresentação contou com a presença de aproximadamente 50 músicos, que entoaram canções como “Brasileirinho”, “Deixa a vida me levar”, além de outros grandes sucessos da música de concerto.

Segundo o maestro da Orquestra Sinfônica de Goiânia, o projeto Orquestra na Praça visa levar música de qualidade para a população goianiense: “Nosso objetivo é levar música, expandir o nosso trabalho. A Orquestra Sinfônica de Goiânia é do povo! Seguimos todas as orientações sanitárias por conta da pandemia, em um espaço aberto, onde a música ecoou e chegou a vários corações“, conta.

A apresentação na praça T-23 foi apenas a primeira de muitas. Em breve, a Prefeitura de Goiânia deve divulgar novas datas para a realização de concertos de rua, que também contam com transmissão pelas redes sociais da prefeitura e pelo canal no YouTube da Orquestra Sinfônica.

Leia também: