Mobilidade urbana

Goiânia ganha cinco novas estações de bicicletas compartilhadas

Capital agora possui 20 estações do projeto GynDebike e, pela primeira vez, duas estações são voltadas exclusivamente ao público infantil


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 27/02/2019 às 15:03:00

GynDebike vai ganhar bicicletas infantis nas novas estações pela cidade (Foto: Reprodução/Facebook)
GynDebike vai ganhar bicicletas infantis nas novas estações pela cidade (Foto: Reprodução/Facebook)

A Prefeitura de Goiânia autorizou a instalação de cinco novas estações de bicicletas compartilhadas, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). A cidade passa a contar agora com 20 pontos de compartilhamento que, juntos, disponibilizam 200 bicicletas de uso comunitário.

Duas das novas estações estarão localizadas nas proximidades do Instituto Federal de Goiás (IFG), Mutirama e da Câmara Municipal de Goiânia, no cruzamento das avenidas Goiás e Independência, setor Norte Ferroviário. Outra estação será no Parque Flamboyant, Jardim Goiás.

A novidade dessa vez é que duas das estações as quais serão instaladas, serão exclusivamente voltadas ao público infantil: uma no Parque Flamboyant e outra na Praça do Sol, Setor Oeste.

Sobre o projeto

O Sistema de Bicicletas Públicas GynDebike é um projeto em parceria com a Unimed, que atualmente disponibiliza à população 150 bicicletas em 15 pontos da cidade. Através de um aplicativo e mediante um cadastro prévio, as bicicletas são retiradas e devolvidas em qualquer outra estação.

De acordo com o site debikegoiania.com, o GynDebike já propiciou mais de 157 mil viagens desde que foi lançado, em 2016. A expectativa da Prefeitura é que o número de viagens chegue a 300 mil até dezembro deste ano.