Cidades

Goiânia entra no 73° sem chuva, segundo Inmet

Umidade relativa do ar chegou atingir 26% nos horários mais críticos nesta quinta (2). A situação ainda é um pouco melhor do que registrado na última terça (31), quando atingiu os 16%


Joao Paulo Alexandre

Do Mais Goiás | Em: 02/08/2018 às 19:02:43


Nebulosidade aumenta umidade, mas é responsável por aumento da temperatura no período matutino (Foto: CPTEC/Inpe)
Nebulosidade aumenta umidade, mas é responsável por aumento da temperatura no período matutino (Foto: CPTEC/Inpe)

Goiânia está há 73 dias sem chuva. Diante da atual situação, a umidade relativa do ar registrada na capital se igualado à de regiões desérticas. Nesta quinta-feira (2), a umidade relativa do ar chegou a 23%, número mais positivo que o apurado na última terça-feira (31), quando o percentual era de 16.

Leitores do Mais Goiás chegaram a compartilhar nas redes sociais do veículo que chegaram a sentir pingos caírem do céu. Porém, Elizabete Alvez, chefe do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) destaca que a possibilidade de chuva é remota.

“Há uma nebulosidade sobre a cidade nesses dias e, por isso, temos percebido aumento da umidade e é possível que pessoas tenham presenciado fracos chuviscos”.

Ela revela também que o Inmet tem registrado aumento da temperatura mínima neste período. “Nessa época, a temperatura mínima costuma ser mais baixa, mas a instabilidade trazida pelas nuvens altera esse comportamento. Quando o céu limpar, em meados da próxima semana, a partir da terça-feira (7), os termômetros pela manhã irão apontar queda na temperatura até o patamar de 12°C nesse turno”.

Para esta sexta-feira (3), a mínima prevista é 18° C e a máxima, 33 °C. A umidade relativa do ar pode atingir 23% nos horários mais críticos.