Do Mais Goiás

Goiânia define primeiro grupo de comorbidades a ser vacinado; confira

Vacinação deve ter início ainda nesta semana

Secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O município de Goiânia já definiu o primeiro grupo de pessoas com comorbidades que terá prioridade na vacinação contra Covid-19. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em entrevista coletiva que ocorre na manhã desta terça-feira (4). Confira abaixo os contemplados na fase 1:

> pessoas a partir de 55 anos com comorbidades como hipertensão, diabetes e outras doenças definidas pelo Plano Nacional de Imunização;

-> pessoas de 55 a 59 anos com deficiências permanentes que estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC);

-> pessoas a partir de 18 anos que integram grupo de grávidas com comorbidades; pessoas com Síndrome de Down e pessoas com doença renal crônica que estejam fazendo diálise.

Formulário de comorbidade

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pessoas com comorbidades aptas à vacinaçãopoderão obter o formulário que especifica e comprova sua necessidade especial com o profissionais de saúde.

De acordo com a pasta, os médicos que atendem nas unidades de Atenção Primária, como os Centros Saúde da Família (CSFs), farão um levantamento dos pacientes com comorbidades e deixarão a lista pronta. Quem chegar solicitando o formulário, já poderá levar o documento na hora, sem necessidade de passar por uma consulta.

No modelo de relatório médico padrão, o profissional identificará com um “x” a comorbidade do paciente. Esse documento, atestado pelo médico e com validade de 12 meses, deverá ser entregue pelo paciente na hora da vacinação.

Vale destacar que, serve também para comprovação de comorbidade, laudo com relatório médico ou mesmo uma receita médica, devidamente carimbada, com prescrição de medicamentos voltados para a comorbidade em questão.