Do Mais Goiás

Goiânia começa a vacinar pessoas com comorbidades; saiba como proceder

Indivíduo deverá pegar, em unidades de atenção primária, formulário específico da secretaria de Saúde

Foto: Divulgação/SMS

A Prefeitura de Goiânia anunciou que começa a vacinar, nesta quarta-feira (5), o grupo de pessoas com comorbidades contra a Covid-19. Serão 12 postos de vacinação na capital para indivíduos com esse perfil que, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), poderão obter o formulário que especifica e comprova sua necessidade especial com o profissionais de saúde.

Conforme a SMS, os médicos que atendem nas unidades de Atenção Primária, como os Centros Saúde da Família (CSFs), farão um levantamento dos pacientes com comorbidades e deixarão a lista pronta. Quem chegar solicitando o formulário, já poderá levar o documento na hora, sem necessidade de passar por uma consulta.

No modelo de relatório médico padrão, o profissional identificará com um “x” a comorbidade do paciente. Esse documento, atestado pelo médico e com validade de 12 meses, deverá ser entregue pelo paciente na hora da vacinação.

Vale destacar que, serve também para comprovação de comorbidade, laudo com relatório médico ou mesmo uma receita médica, devidamente carimbada, com prescrição de medicamentos voltados para a comorbidade em questão.

Vacina em fases

A vacinação de pessoas com comorbidades ocorrerá em duas fases: na primeira, serão imunizadas pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, de 18 a 59 anos; pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos; e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Já na segunda fase, serão imunizadas as pessoas com outras comorbidades contempladas nas definições do Ministério da Saúde organizadas por faixa etária de maneira decrescente; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC; gestantes e puérperas, independente de condições pré-existentes.