Do Mais Goiás

Goiânia amanhece com sol encoberto; frio pode gerar granizo no Sul de Goiás

Embora na capital não chova durante o final de semana, o Inmet alerta para para risco de tempestades no Sul do Estado

Goiânia amanhace com sol encoberto (Foto: Mais Goiás)

O céu amanheceu encoberto na manhã desta sexta-feira (11) em Goiânia e com os termômetros registrando temperatura de 18ºC. A tendência, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de muitas nuvens durante todo o dia. A temperatura varia de 18ºC a 29ºC ao longo do dia. A previsão é de queda de temperatura durante o final de semana. Sul de Goiás pode registrar tempestades e até granizo, segundo o instituto.

Para o sábado (12) a previsão é de céu encoberto com muitas nuvens ao longo do dia. A temperatura cai um pouco, tanto na mínima, quanto na máxima, e fica entre 17ºC e 27ºC com tendência de queda.

Já no domingo (13), a temperatura mínima cai ainda mais, chegando a 15ºC, enquanto a máxima sobe para 29ºC, com poucas nuvens e vento fraco.

Segundo o gerente do Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas (Cihmego) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, André Amorim, o avanço da frente fria do sul do país se deslocou para a região sudeste, com umidade do norte do país, o que criou um corredor de umidade. Com formação de áreas de instabilidade e nebulosidade na região Centro-Sul do Estado. Assim, houve registro de pequenos chuvisqueiros na capital.

Para o final de semana a influência da frente fria continua com possibilidade de ocorrência de chuviscos ou chuva leve. “Sábado e domingo, o goianiense vai poder curtir temperaturas mais amenas”, diz.

Chuva

O Inmet alerta para para risco de tempestades no Sul do Estado, principalmente nesta sexta. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há ainda baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos na região.

Para Goiânia a chuva deve aparecer somente na segunda-feira (14). A previsão para a data é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na segunda-feira (14) e temperatura que varia entre 16ºC e 30ºC, com ventos fracos.