Do Mais Goiás

Gilmar Mendes será palestrante em evento da UEG, confirma Centro Acadêmico

Ministro do STF participará de seminário sobre Direitos Humanos

Gilmar Mendes será palestrante em evento da UEG, confirma Centro Acadêmico
O ministro do STF Gilmar Mendes confirmou participação no VII Seminário Nacional de Direitos Humanos da FENED (Foto: Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, será um dos palestrantes de um evento do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG). De acordo com o Centro Acadêmico Leolice Di Ramos Caiado Paranhos, que é responsável pelo evento, o magistrado confirmou participação no VII Seminário Nacional de Direitos Humanos da Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED), que vai ocorrer em formato virtual no final de setembro.

O seminário é promovido anualmente por um centro acadêmico de Direito junto a instituição de ensino devidamente eleita, no caso, a UEG. Neste ano, o evento vai ocorrer nos dias 28 a 30 de setembro e deve contar com uma palestra de Gilmar Mendes, ministro do STF.

O magistrado de 65 anos é mestre e doutor pela Universität zu Münster, na Alemanha, e foi indicado para ocupar uma das cadeiras da Corte em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Crítico da Lava Jato – já tendo se referido à operação como o “maior escândalo judicial da nossa história” -, Mendes já se envolveu em polêmicas e chegou a se desentender com colegas da Corte.

Recentemente, o ministro afirmou que é preciso “acreditar na boa-fé” de Bolsonaro, se referindo à carta em que o presidente recua dos ataques ao STF, mas destacou que os apoiadores do mandatário vivem “delírios”.

O seminário no qual Gilmar Mendes será palestrante será transmitido nacionalmente pela plataforma da UEG TV, e terá como tema a Segurança Pública e populismo penal, com os subtemas Políticas Públicas e Poder Judiciário; Criminilogia Feminista, gênero LGBT, entre outros.