Bananada

Gilberto Gil marca primeira noite de shows do Bananada 2018

Edição de número 20 do evento contou com quatro palcos e também abriu espaço para artistas goianos


Amanda Sales
Do Mais Goiás | Em: 12/05/2018 às 07:23:52

Imagem do Show Refavela 40 (Foto: Amanda Sales/ Mais Goiás)
Imagem do Show Refavela 40 (Foto: Amanda Sales/ Mais Goiás)

A edição de número 20 do Festival Bananada realizou sua primeira noite de shows principais nesta sexta-feira (11), em Goiânia. No palco, grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil e Emicida e também teve espaço para novidades do cenário musical, como Francisco el Hombre e a goiana Bruna Mendez.

Pela primeira vez, o evento foi realizado no Shopping Passeio da Águas. O espaço contou com quatro palcos, dois ao ar livre e dois cobertos, que se revezaram para receber as 18 atrações da noite, entre artistas e bandas.

Além das atrações musicais, o Bananada 20 oferece ao público espaços de diversão e convivência para aproveitar os espaços entre os shows. Dentre esses locais, se destacam um fliperama; um espaço para maquiagem e fotos; lojas com produtos personalizados do evento e dos artistas, e uma ampla praça de alimentação.

Refavela 40

Um dos shows mais marcantes da noite foi o esperado Refavela 40, de Gilberto Gil. A atração foi construída para comemorar os 40 anos de lançamento do álbum Refavela, originalmente lançado em 1977.

A idealização do projeto é do filho de Gilberto, Bem Gil, que tocou e foi anfitrião durante o show. A apresentação, além de Gil e de seu filho, conta com outro parente de um consagrado da Música Popular Brasileira (MPB), Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso.

O show foi aberto por Mestrinho, cantor e sanfoneiro, natural do Recife. O músico se juntou a Moreno e as primeiras canções de Refavela foram tocadas. A também convidada recifense Sofia Freire, se juntou aos músicos e agradeceu aos goianienses a oportunidade de estar pela primeira vez na capital.

Outra convidada, Ana Elisa Assunção, subiu ao palco e recebeu Gilberto Gil. O repertório não ficou restrito ao álbum Refavela. O cantor baiano explicou que para se inspirar, Bem Gil, seguiu o exemplo dos filhos de Bob Marley que homenagearam o pai fazendo o show Exodus 40.

Gil disse ter se inspirado em Marley e em sua carreira e para homenageá-lo, tocou ao lado de seus convidados uma versão de Three Little Birds no ritmo do forró. Outros dois filhos do cantor baiano, Nara e José também se juntaram ao pai durante a apresentação cantando e tocando instrumentos.

Gil define Refavela como um álbum importante para a cultura brasileira, sobretudo por resgatar elementos da matriz afro-brasileira. “Hoje nossa nação tem incorporada essa riqueza da cultura africana”, disse.

Gilberto Gil encerrou seu show cantando o tema de abertura de Sítio do Pica Pau Amarelo, série baseada no livro homônimo de Monteiro Lobato. O cantor disse ter sido convidado por Dorival Caymmi, que havia ficado responsável pela trilha sonora do seriado.

Gil diz que só aceitou fazer a música pois seria a principal. “O Dori foi lá em casa e me pediu para eu fazer uma música. Eu disse a ele que só faria se fosse sobre a série inteira”, relata entre risos.

Gilberto Gil, Mestrinho e Moreno Veloso. (Foto: Amanda Sales/ Mais Goiás)

Artista da casa

Antes de Gil, quem subiu ao palco e abriu a noite de apresentações foi a artista goiana Bruna Mendez. O público da cantora, apesar de ainda tímido, se mostrou fiel e cantou junto todas as canções do álbum O Mesmo Mar Que Nega a Terra Cede à Sua Calma, de 2016.

Além de cantar as músicas de seu álbum, como Agradecer, Todo Choro é Canto e Brisa, Bruna recebeu no palco o grupo goiano Tuyo. O trio cantou a autoral Conselho do bom senso.

Para Bruna, a sensação de estar em um festival é diferente, já que, como define, nenhum show seu é igual. “Desde que lancei o álbum em 2016 cada apresentação tem sido única”, relata.

Outros artistas e bandas goianas se apresentaram nos palcos menores. O Bananada 20 continua até domingo (13), com atrações nacionais e locais divididas nos quatro palcos do evento.

Bruna Mendez abriu a noite de shows. (Foto: Amanda Sales/ Mais Goiás)