Maus Tratos

Gato atingido por tiro de chumbinho passa por cirurgia, em Goiânia

O animal foi ferido no último sábado (15) no Condomínio Aldeia do Vale. Autor do crime ainda não foi identificado


Juliana França
Do Mais Goiás | Em: 18/09/2018 às 17:47:54

Tom tem pouco mais de um ano. (Foto: Arquivo Pessoal/Carolina Martins)
Tom tem pouco mais de um ano. (Foto: Arquivo Pessoal/Carolina Martins)

Um gato, que foi atingido por um tiro de chumbinho no Condomínio Aldeia do Vale, em Goiânia, passou por uma cirurgia nesta segunda-feira (17), no Centro Médico Veterinário Jardim América. De acordo com a dona do animal, Carolina Martins, de 30 anos, Tom foi alvejado no último sábado (15).

“Na noite de sábado eu encontrei ele muito machucado, ele não conseguia se mexer, só gemia de dor. A respiração estava muito alterada e eu notei que a boca estava suja de vomito. Então levei ele ao veterinário, que notou o sangue e, após raspar o pelo do Tom conseguiu ver a lesão com formato circular e suspeitou de bala de chumbinho”, contou.

A bala, de aproximadamente 0.5 milímetros, estava dentro do tórax do animal e atingiu o pulmão. Ela explicou que o gato não foi operado antes porque a respiração demorou a se estabilizar. Carolina contou que a  cirurgia foi realizada com sucesso e Tom continua internado, mas deve receber alta ainda essa semana.

Cirurgia no tórax foi realizada nesta segunda-feira (17). (Foto: Arquivo Pessoal/Carolina Martins)

Responsabilidade

Segundo Carolina, o autor do crime ainda não foi identificado. Entretanto ela já fez a denúncia na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), onde o caso será investigado.

“A pessoa que faz esse tipo de coisa é muito covarde. Nós precisamos sim denunciar esse tipo de violência, porque os culpados precisam começar a serem punidos por seus atos”, afirmou a dona do animal. Ela disse ainda que não é a primeira vez que gatos são mau tratados no local, inclusive com bala de chumbinho.

Segundo ela, o condomínio se mostrou omisso em relação ao ocorrido. “Eles dizem que os moradores não relatam o ocorrido, mas isso não é verdade. Já tivemos casos de um gato que morreu por envenenamento e outro por atropelamento”, disse Carolina.

Condomínio

Por nota, a administração do Condomínio Aldeia do Vale disse que está tomando todas as providências cabíveis, para a identificação do autor do disparo que atingiu o animal, bem como para apurar o fato. A Associação dos Amigos do Residencial Aldeia do Vale (Saalva) esclareceu que nas câmeras de segurança localizadas nas áreas comuns do condomínio não foi possível identificar o felino, levando a crer que o animal possa ter sido atingido nas dependências de outra residência.

Leia na íntegra:

A Saalva esclarece que, não é conivente e repudia os maus-tratos aos animais. Salienta que possui projeto em parceria com clínica veterinária para apoio e suporte aos animais abandonados encontrados na redondeza, com canil e gatil, onde os animais são tratados e encaminhados para doação, sendo inclusive os gatos castrados a dispêndio do residencial para a posterior adoção. Ressalta que trata-se de um condomínio ecológico, que preza para a manutenção da fauna e flora, estando inclusive disposto em seu Regimento Interno o repúdio e a imposição de penalidade sobre os atos de violência de seus associados contra animais nas dependências do Residencial. A administração lamenta o fato ocorrido, e trabalhará junto a equipe de segurança e autoridades competentes para a apuração do fato e para a aplicação das penalidades ao autor do disparo.