Economia

Gamego: evento goiano reúne cultura pop e empreendedorismo

A ideia é que o público se divirta e também possa se capacitar neste final de semana (18 e 19)


Jose Abrão

Do Mais Goiás | Em: 17/11/2017 às 09:52:25


(Divulgação)
(Divulgação)

Muitos já são os eventos de cosplay, quadrinhos, games e cultura pop em Goiânia, geralmente tomando lugar em colégios grandes da cidade, mas sempre que se conversa com a organização, o papo é o mesmo: a produção é sempre um parto, o lucro é baixo e o trabalho é muito. O que salva mesmo é a paixão.

Mas, para João Cisneiro, dá pra ter paixão junto com rendimento e muito profissionalismo e é isso o que ele quer vender no Gamego Festival, evento que ocorre neste final de semana (dias 18 e 19) a partir das 10h em um salão de festas na Praça Cívica.

O evento vai misturar capacitação com entretenimento. Tanto o público comum quanto os participantes, parceiros e convidados poderão se divertir com jogos de tabuleiro, video games e muito mais, mas também poderão participar de oficinas e palestras voltadas para como pensar a cultura pop não apenas como um hobby, mas como uma possibilidade empresarial.

“Eu sou consultor Sebrae e passei de janeiro a maio estudando este mercado da cultura pop aqui e percebi que o pessoal, um público de 15 a 35 anos, são muito competentes no que fazem e se dedicam demais, porém não tinham orientação pro lado empresarial”, conta Cisneiro. Ele continua: “Eles poderiam criar uma associação, ganhar dinheiro com isso. Tudo era feito com muita paixão, mas sem profissionalismo, talvez porque não fosse o objetivo”.

Vendo a paixão e dedicação de cosplayers, k-popers e muito mais, Cisneiro acha que um foco empreendedor pode dar-lhes um objetivo além do hobby: “São profissionais de todas as áreas que você encontra na cultura pop. Pensei em aliar meu conhecimento com mais de 18 anos nessa área com o entretenimento que você já encontra nestes eventos”.

Cisneiro chamou a atenção, por exemplo, para comprometimento dos cosplayers: “Eles iam pro Mutirama, pagavam ingresso, tinham nem onde colocar a mochila e tiravam foto com todo mundo, tudo de graça”, destaca, sem mencionar o calor. Esse, inclusive, foi um dos motivos que o fez optar por um salão fechado: “Tem cosplays muito pesados e complexos. Fazer isto num lugar aberto, com mais de 30 graus, é um problema. Aqui com o ar condicionado fica tranquilo”.

A expectativa de Cisneiro é atrair um público razoável e que as pessoas se capacitem, encorajando uma Gamego maior e melhor no ano que vem, com mais mesas, mais palestras e mais convidados.

Serviço:

GAMEGO Festival

dia 18/11 (sábado) das 10h às 22h

dia 19/11 (domingo) das 10h às 18h

Onde: Espaço 82 Eventos (Rua 82 no99, setor Sul – tel: (62) 3954-8200 – Rua que circunda à Praça Cívica)

Ingresso: R$15,00 + Ingresso Social por dia

* INGRESSO SOCIAL poderá ser: – Roupas usadas OU; 2Kg de alimentos não perecíveis OU; 2Kg de ração para animais pet OU; Declaração de Doação de Sangue.