Do Mais Goiás

Galeria reabre em Goiânia como espaço de oportunidade para artistas goianos

Após um período sem atividades presenciais, a Habite Galeria reabre, expondo trabalhos de artista goianos

Habite Galeria reabre com oportunidades para artistas goianos
(Foto: Divulgação/ Tereza Cristina)

Desde o início da pandemia, o setor cultural e artístico vem sofrendo com os impactos gerados pela crise, já que diversos espaços foram proibidos de seguirem com suas atividades, na tentativa de controlar o avanço do vírus. Agora, com a crescente vacinação, Goiânia vai retomando sua vida cultural. No movimento de reabertura dos aparelhos culturais da cidade, a Habite Galeria também reabre as portas, como um espaço de oportunidade para jovens artistas.

Antes mesmo da pandemia, o lugar vinha atuando na capital goiana como importante vitrine para os jovens no início da carreira artística, também servindo de apoio para aqueles com mais tempo de caminhada. Por ali, se reuniam as revelações e as promessas dessa nova geração de artistas, que antes disso, não encontravam espaço para expor seus trabalhos.

Mesmo com o cenário caótico, a galeria não encerrou suas atividades. Se adaptando às novas condições, acabou migrando para o ambiente digital, realizando exposições virtuais e se mantendo aberta para artistas e apreciadores de arte.

Agora, a Habite Galeria retorna ao seu espaço físico, ainda mais confiante de sua proposta, e acreditando que há interesse da comunidade pela arte, não só de conhecedores, mas também de curiosos que pretendem se aventurar e conhecer um pouco mais sobre esse universo rico e diverso.

O retorno do espaço também segue todas as medidas e protocolos recomendados pelos órgãos de saúde. Assim, é preciso usar máscara durante toda a permanência no local, além de seguir o distanciamento.

Habite Galeria funciona como espaço para conexão

Habite Galeria reabre com oportunidades para artistas goianos

(Foto: Divulgação/ Tereza Cristina)

A arquiteta Tereza Cristina de Oliveira, idealizadora e responsável pelo espaço, explica que a proposta é reconectar a população goiana, em especial a goianiense, com a arte. Ela acredita que a comunidade, de forma geral, se interessa pelo tema, mas a falta de acesso acaba provocando um distanciamento que faz parecer algo muito longe da realidade.

O que queremos é que a galeria seja vista como um ambiente acessível a todo o público. O que pretendemos é atuar em razão da popularização da arte. Não há ‘excludência’ de nenhuma natureza“, afirma Tereza.

Ela ainda completa que o lugar recebe de leigos a colecionadores, com a ideia de criar um ambiente de equilíbrio e convivência, sem que o público se sinta obrigado a comprar. A galeria está aberta para todos que tenham interesse em conhecer o trabalho de artistas goianos, e apreciar um pouco de arte.

Uma das propostas da Habite Galeria, enquanto aparelho cultural, é também colocar em pauta assuntos que precisam ser conhecidos e debatidos pela sociedade em geral.

Segundo a idealizadora do projeto: “nosso acervo é múltiplo e contempla temas diversos. Temos trabalhos que tratam da questão racial, outros que abordam o feminismo, a diversidade étnica, o orgulho LGBTQIA+, que colocam Goiânia como um grande centro urbano. Algumas das telas podem incomodar. E acredito que essa também é uma função social da arte“, pontua.

Reabertura

Galeria em Goiânia

(Foto: Divulgação/ Tereza Cristina)

A reabertura da galeria acontece no dia 27 de julho (terça-feira), sem um grande evento presencial, para evitar aglomerações. No entanto, haverá uma programação especial com a exposição de 100 obras do acervo, e também a inauguração da loja virtual.

Durante toda a semana, de terça a sexta-feira (30), o espaço estará aberto a visitações livres das 14h às 19h, porém com capacidade sujeita a lotação. Após esse período, as visitações ocorrerão com agendamento, que poderá ser feito pelo público a partir do Instagram da casa ou pelo WhatsApp (62) 98281-5864.

Durante o período, dez artistas goianos estarão em exposição:

Âmbar Pictórica

Deneri

Fer Cândido

Geferson Goetton

Kat Costa

Pedro Campos

Rafael Vaz

Rustoff

Sabbah

Segato

Beto Carvalho

Serviço

Reabertura da Habite Galeria

Quando: 27 a 30 de julho

Horário: 14h às 19h

Entrada gratuita

Rua C-200, nº 333, Quadra 484, Jardim América – Goiânia/GO

www.habitegaleria.com

Leia também: