Do Mais Goiás

Galeria de Arte Virtual recebe a exposição ‘Do Barro ao Pincel’

A galeria apresenta trabalhos feitos por alunos do Basileu França e fica disponível até 23 de junho

Galeria Virtual de Arte recebe a exposição 'Do Barro ao Pincel'
Obra "Bailarinas", com autoria de Adalva Franco. Técnica - Painel de Terracota com Pintura a Frio (Foto: Divulgação)

Enquanto ainda não é possível participar de eventos e exposições em formato presencial, o ambiente virtual segue representando uma alternativa de aproximar a arte de seu público. E se você já está com saudade de apreciar conteúdos artísticos na cidade, entra no ar mais uma exposição virtual, que segue até o dia 23 de junho. A exposição “Do Barro ao Pincel”, em uma iniciativa da Coordenação de Artes Visuais do Basileu França, pode ser visitada no perfil @galeriadeartebf, no Instagram.

A exposição é composta por trabalhos de alunos dos cursos de tridimensional, apresentando esculturas, painéis de cerâmica, porcelanas pintadas à mão, peças vitrificadas e de pintura a frio, com diversas técnicas, cores e formas. De acordo com Cecília Landi, professora de Pintura em Porcelana com Tinta em Vitro 150º, no curso os alunos apreenderam técnicas do canetado e abstrato, que nesse caso, foram confeccionados pratos, canecas, bandejas e vasos.

Além disso, a exposição “Do Barro ao Pincel” também apresenta trabalhos com técnicas ensinadas pelo professor Sérgio Jorge, que é responsável pelos cursos de Escultura em Cerâmica e de Painéis e Azulejos em Cerâmica Vitrificada. Segundo ele: “As esculturas foram confeccionadas com a técnica de pavios de argila. Já os painéis e azulejos em cerâmica vitrificada foram confeccionados por meio da técnica de placas de argila. São todas técnicas manuais e de fácil confecção“, comenta.

A exposição também retrata obras em cerâmica, que foram produzidas com instruções da professora Terezinha Ribeiro, que ministra o curso de Vitrificação em Cerâmicas e Faianças, Pinturas em Peças Decorativas a Frio e Restauração em Arte Sacra.

Ela comenta: “Na cerâmica, utilizamos a técnica em corda seca, pinturas com sombra e luz. Já na vitrificação, nós acabamos criando técnicas inovadoras, pois depende muito da argila e composição do barro utilizados. Para a pintura a frio, usamos técnicas básicas lisas, como sombra e luz, e técnica de policromia, que é um trabalho com imitação da folha ouro“, afirma.

É importante mencionar que, além de estarem disponíveis para apreciação no Instagram, a exposição “Do Barro Ao Pincel” também disponibiliza as obras para venda. Os valores variam de R$ 25 a R$ 800 e os interessados podem entrar em contato diretamente com o artista responsável, seja por telefone ou Instagram. Assim, também será possível conhecer outros trabalhos, que vão além daqueles presentes na exposição. Participe!

Serviço

Exposição “Do Barro ao Pincel”

Quando: disponível até 23 de junho

Onde: @galeriadeartebf

Acesso: gratuito

Leia também: