Redução

Furtos e roubos de veículos caem pelo quinto mês em Goiânia

No acumulado do ano, a redução é de 20,3% no número de roubos e de 18,6% no de furtos de veículos – as ocorrências incluem todo tipo de veículos automotores





//

Com uma redução de 16,7% no número de roubos de veículos e de 5,9% no de furtos, no comparativo com o mesmo mês do ano passado, maio é o quinto mês consecutivo de queda no registro desse tipo de ocorrência em Goiânia.

No acumulado do ano, a baixa é de 20%, em média, nas duas modalidades de crime. Os dados, concluídos na última quarta-feira, dia 3, pelo Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, consolidam a tendência observada desde o início de 2015.

Em maio ocorreram 479 roubos de veículos na capital goiana. No mesmo mês de 2014, foram 575. A quantidade de veículos furtados caiu de 221 para 208 no período. Os dados demonstram que foi o melhor mês de maio desde 2012 em relação ao furto de veículos na capital.

No acumulado do ano, a redução é de 20,3% no número de roubos e de 18,6% no de furtos de veículos – as ocorrências incluem todo tipo de veículos automotores, como motos, carros de passeio, utilitários etc. De janeiro a maio de 2015, 3.143 veículos foram furtados ou roubados em Goiânia. No mesmo período de 2014, foram 3.918. Em números absolutos, foram 775 unidades a menos.

AÇÕES

Ao mesmo tempo, o índice de veículos recuperados pelas forças policiais segue acima de 80% em todo o Estado. Isso significa que pelo menos oito em cada dez veículos subtraídos são recuperados.

Os indicadores de furtos e roubos de veículos na capital cedem junto com a manutenção da alta produtividade das forças policiais. Somente a Polícia Militar do Estado de Goiás, por exemplo, chegou à marca de 2.118 veículos recuperados este ano. O número de operações policiais chegou a 7,8 mil e o de abordagens, a 124 mil em Goiânia, segundo dados da corporação divulgados no início da semana.

Combate às quadrilhas especializadas
A Polícia Civil, por sua vez, tem intensificado as ações de combate às quadrilhas especializadas. No dia 29 de maio, por exemplo, foi deflagrada a Operação Vestígios, que culminou na prisão, pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA), de quatro homens especializados em furtos e roubos de veículos e que atuavam em Goiânia e Região Metropolitana.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, José Antônio de Podestá, a quadrilha, composta por Adilson Moreira da Silva, de 36 anos; Alison Augusto Alves do Rosário, de 21; Felipe Rodrigues Felício, de 19; e Danilo Alves de Oliveira, de 21 anos, agia sempre com violência. Ainda segundo o delegado, Felipe e Danilo tinham outras passagens. Em 2014, chegaram a ser presos apenas um mês depois de serem soltos da Casa de Prisão Provisória (CPP).

O combate ao crime de furto e roubo de veículos, principalmente na capital, não se limita às ações de repressão. Desde o início do ano, a SSP-GO, em parceria com outros órgãos do Estado e da Prefeitura de Goiânia, colocou em prática o projeto Nova Canaã. De acordo com o chefe de gabinete da SSP-GO, Edilson de Brito, o projeto consiste em atividades educacionais, urbanização e fiscalização. “Conhecida pejorativamente como ‘robauto’, a Vila Canaã já está ganhando uma nova identidade. Retiramos constantemente as carcaças de carros que eram deixadas na rua e fazemos a fiscalização na venda de peças. A população de lá também tem dado apoio”, diz.