Do Mais Goiás

Frente fria reduzirá temperatura em Goiás até domingo, diz metereólogo

Massa de ar polar avança rapidamente sobre o país. Previsão é de frio de 3°C no Sudeste e de até 10°C na capital

Goiânia amanhece com temperatura mais amena nesta sexta (21)
A sexta-feira começou com temperaturas mais amenas em Goiânia e grande parte do estado. Isto porque, uma frente fria de origem polar vem avançando rapidamente no país, e seus efeitos começaram a ser sentidos em Goiás na noite de quinta-feira (20). Os termômetros chegaram a marcar 15°C na capital.

A frente fria prevista para chegar a Goiás neste final de semana dá sinais de que realmente afetará a temperatura do estado, que acumula médias de até 35°C durante esta estiagem, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo). De acordo com o órgão, cidadãos podem esperar um frio de 3°C, no Sudoeste goiano, e de até 10°C, na capital. Apesar disso, o conforto térmico deverá durar pouco, até domingo (23), quando será possível sentir o calor retornando gradativamente.

O resfriamento já pôde ser sentido pelos goianienses nesta quinta-feira (20), quando a Goiânia foi atingida por rajadas de ventos que deixaram a sensação térmica mais amena e fizeram termômetros registrarem 15°C em Goiânia. O frio deve se intensificar nesta sexta (21), já que a massa de ar polar que acessa o continente por meio da Argentina, avança rápido sobre o território brasileiro segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Ele explica que a região Sudoeste foi a primeira a ser afetada pelo arrefecimento. “Já na noite de quinta-feira (20), ela [frente fria] começou a dar o ar da graça aqui em Goiânia, pudemos perceber pela ventania. Com isso, as temperaturas amanheceram mais amenas nesta sexta-feira (21)”. Como Goiás estava “sob influência de uma massa de ar quente, seca e muito forte, essa frente fria se desloca e não abaixa tanto as temperaturas”, completa.

Conforme expõe o gerente, imagens de satélite mostram que o núcleo da massa de ar frio paira sobre o Rio Grande do Sul e, por isso, a intensidade do frio pode ser diferente nas diversas regiões de Goiás. Por ora, segundo ele, é possível dizer que a expectativa é de que as temperaturas baixem até domingo. Na segunda-feira (24), o calor deve voltar subir.

Umidade do ar

Diante desta frente fria, a umidade relativa do ar melhora um pouco, conforme explicou o gerente do (Cimehgo). Ele ressalta, no entanto, que o efeito é apenas paliativo, já que os números estavam bem abaixo do normal, fazendo com que Goiás entrasse em estado de alerta, inclusive. “O que melhora a umidade do ar é a chuva – que ainda não temos previsão de quando aconteça – a massa de ar frio apenas aumentou a umidade do ar de 19% para 25%, ou seja, o valor ainda é considerado baixo.

Neve

No Sul do país, o ar de origem polar fez nevar em várias cidades do Rio Grande do Sul na tarde de quinta-feira (20) e a previsão é de que sejam registradas temperaturas negativas na Serra Gaúcha e na fronteira com o Uruguai. Na Argentina as temperaturas ficaram abaixo de zero.