Dia D

Força-tarefa de multivacinação de crianças acontece neste sábado (24), em Goiânia

Mais de 60 unidades em Goiânia trabalharão em força-tarefa para aplicar as doses do Calendário Nacional de Vacinação em crianças de até 5 anos, e de 9 a 15 anos



 (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Este sábado, 24 de setembro, é Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação. Das 8 às 17 horas, 67 unidades em Goiânia trabalharão em força-tarefa para aplicar as doses do Calendário Nacional de Vacinação em crianças de até 5 anos, e de 9 a 15 anos. Irão funcionar postos fixos, que já possuem salas de vacina, e postos volantes que, apesar de não possuírem sala de vacina, também aplicarão as doses. O principal objetivo é incentivar os pais e responsáveis para que atualizem as cadernetas de vacinação dos filhos.    

Segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Grécia Pessoni, muitas vezes, os cartões de vacinação de crianças e adolescente ficam desatualizados e incompletos, e, por isso a campanha de multivacinação é importante. “As diferenças dos resultados nas coberturas vacinais e em especial o ressurgimento de algumas doenças, a exemplo da coqueluche e do surto de sarampo e caxumba ocorridos nos anos de 2014 a 2016, requerem estratégias adicionais para o resgate e vacinação dos não imunizados”, afirma.

Grécia reforça ainda que é de muita importância que a campanha chegue a todas as pessoas que precisam se vacinar. “Dessa maneira, vamos melhorar as coberturas vacinais para que as doenças imunopreveníveis continuem controladas ou erradicadas”, explica. Ao levar as crianças e adolescentes para se imunizarem, os pais devem estar munidos da caderneta de vacinação para que seja feita uma avaliação das vacinas que o filho deve receber.

Bolsa Família

O Dia “D” é uma oportunidade para que as famílias que recebem o Bolsa Família possam realizar o acompanhamento de saúde que é necessário para manutenção do benefício. Por isso, no Dia “D” e em toda a Campanha de Multivacinação, os profissionais das unidades de saúde estão preparados para realizar o atendimento às famílias. Também está sendo aplicada suplementação de Vitamina A nas crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Serviço:

Abertura do Dia “D”

Data: 24 de setembro

Horário: 8h

Local: Centro Municipal de Vacinação – Av. Edmundo Pinheiro de Abreu Qd. 216-A Lt. 05 – Setor Pedro Ludovico.

Campanha Nacional de Multivacinação – 19 a 30 de setembro de 2016