TRISTE

Fogos de artifício provocam massacre de pássaros em Roma; foto

Centenas de estorninhos provavelmente ficaram desorientados e se chocaram contra paredes de prédios, janelas e cabos elétricos


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 02/01/2021 às 14:52:18

(Foto: ANSA/MASSIMO PERCOSSI)
(Foto: ANSA/MASSIMO PERCOSSI)

Centenas de pássaros foram encontrados mortos em Roma, Itália, após disparos de fogos de artifício durante a madrugada da última sexta-feira (1º). De acordo com as autoridades italianas, os estorninhos provavelmente ficaram desorientados e se chocaram contra paredes de prédios, janelas e cabos elétricos.

A morte dos pássaros ocorreu ao redor da estação Termini, na via Cavour à piazza Esedra e na via Nazionale.

Fogos de artifício provocam massacre de pássaros em Roma; foto

(Foto: Reprodução)

A Organização Internacional para a Proteção dos Animais (OIPA) publicou uma imagem das aves mortas, apelando à proibição de fogos de artifício. Segundo Massimo Comparotto, presidente da OIPA, multas nesse caso são inúteis.

“Não existe controle e todos os anos contamos centenas de animais selvagens e de estimação mortos ou feridos por causa dos fogos e da distração dos donos” disse.

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, já havia proibido o lançamento de foguetes. Segundo ela, não só pela segurança dos italianos, mas também para evitar males aos animas.

Contudo, antes do réveillon, o Tribunal Administrativo Regional (TAR) emitiu um decreto cautelar suspendendo a ordem da prefeita. Agora, o tribunal se reunirá no próximo dia 25 de janeiro, para discutir a questão.

No Brasil, um cachorro teve parte da boca destruída no réveillon. A suspeita é que fogos de artifício tenham sido amarrados ao corpo do animal. O caso aconteceu em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.