Do Mais Goiás

Fluxo de passageiros de ônibus aumenta 19% entre março e abril, em Aparecida

Na última quinta-feira (22) foi registrado fluxo de 55.231 usuários do transporte público na cidade

Transporte Coletivo (Foto: Jucimar de Sousa/maisGoiás)
Transporte Coletivo (Foto: Jucimar de Sousa/maisGoiás)

Fluxo de passageiros de ônibus aumenta 19% entre março e abril, em Aparecida de Goiânia. Na última quinta-feira (22) foi registrado fluxo de 55.231 usuários do transporte público na cidade. No dia 19 de março, foi registrado fluxo de 46.126 validações na cidade. Embarque prioritário foi instituído no dia 23 do último mês, mas não reduziu fluxo de passageiros em Aparecida.

Os dados de fluxo de passageiros em Aparecida entre os dias 15 de março e 21 de abril solicitados pelo Mais Goiás à Rede Mob consórcio revelam que o embarque prioritário não reduziu o fluxo de passageiros no transporte público da cidade. O consórcio tem publicado boletins diários afirmando que o fluxo de passageiros.

A Rede Mob consórcio divulga boletins diários que mostram que o fluxo de passageiros reduziu em relação ao volume de passageiros antes da pandemia. No último informativo divulgado pelo consórcio, consta que Aparecida de Goiânia recebia 124.676 validações no sistema no dia 09 de março de 2020, data considerada antes da situação de pandemia do coronavírus. O relatório aponta que a cidade teve redução em 55,7% desse fluxo na última quinta-feira (22).

O portal Mais Goiás já noticiou que o fluxo de passageiros em horário de pico teve redução após a política de Embarque prioritário nos terminais. No entanto, relatos de usuários do transporte público em Aparecida revelam que o fluxo de passageiros diminuiu apenas nos períodos de pico da manhã e tarde. Na ocasião, foi relatado aglomerações de passageiros fora dos terminais para aguardarem o término do horário de embarque prioritário.

O embarque prioritário faz parte de uma normativa da CMTC para conter o avanço da Covid-19. A medida dá prioridade a trabalhadores de serviços essenciais em horários de pico nos Terminais de ônibus da Grande Goiânia. A limitação de embarque está sendo feita por meio de cadastro na plataforma Embarque Prioritário e do sistema de bilhetagem eletrônico.

Acompanhe a evolução do fluxo de passageiros de transporte público em Aparecida de Goiânia desde o dia 15 de março. Os picos negativos no fluxo de passageiros acontecem nos finais de semana, feriados e vésperas de feriado no município.