Do Mais Goiás

Fiscalização por videomonitoramento no Corredor Universitário começa neste fim de semana

Dez câmeras foram instaladas pela Rua 10 e Praça Universitária. A SMT pretende instalar câmeras no Setor Aeroporto e na Região da 44 até o final do ano; período educativo tem início neste sábado (4)

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) divulgou nesta quinta-feira(2) o início da fiscalização por videomonitoramento no Corredor Universitário, em Goiânia. O período educativo começa neste sábado (4), e segue até o dia 12 de agosto. Já a partir da segunda-feira (13), o sistema entra oficialmente em operação e o condutor que cometer infrações será autuado.

De acordo com a SMT, 10 câmeras foram instaladas da Praça Cívica à Praça Universitária, no percurso conhecido como Corredor Universitário. O titular do órgão, Fernando Santana, explica que o objetivo da fiscalização é diminuir o número de infrações no trânsito e aumentar a segurança como um todo na região. “Queremos mais segurança para os moradores e pessoas que circulam por aquela região”, reforça.

As câmeras do sistema serão utilizadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), no que diz respeito à segurança pública, e pela SMT,  em assuntos relacionados ao trânsito. A Secretaria pretende ainda instalar câmeras no Setor Aeroporto e na Região da 44 até o final do ano.

Balanço

O Parque Vaca Brava foi o primeiro local em Goiânia a receber a fiscalização por videomonitoramento. De acordo com Fernando, a ação reduziu em 80% o número de infrações cometidas. “Quando começamos o período educativo, eram em média 120 infrações por dia. Hoje a média é de 17”, compara.

Além de diminuir o número de infrações no local, a fiscalização por videomonitoramneto modificou o comportamento dos motoristas que trafegam pela região, conforme expõe o secretário. “Inicialmente, o avanço de sinal, o uso de celular e o excesso de velocidade eram as infrações mais registradas. Atualmente, são os estacionamentos em locais proibidos”, conclui.

(Foto: Divulgação/SMT)