Do Mais Goiás

Fim de semana tem atividades virtuais e gratuitas para crianças

O projeto Itaú Cultural realiza diversas atividades divertidas e educativas para os pequenos

IC para crianças deste fim de semana
Produção de um projetor de sombras é uma das atividades do fim de semana (Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, o Itaú Cultural realiza mais uma edição do “IC para Crianças”, um projeto com acesso livre e gratuito para todo o Brasil, com atividades educativas e divertidas para os pequenos.

Com materiais que têm em casa, as crianças poderão aprender a construir um projetor de sombras, que pode tornar a brincadeira ainda mais divertida.

A programação também apresenta o último episódio da série “Olho Mágico”, que apresenta para crianças e suas famílias, importantes mulheres da ciência brasileira.

E para fechar o cronograma da semana, também será possível contar com o “Ateliê Livre”, onde a garotada participa de diversas atividades manuais, com tarefas lúdicas que estimulam a criatividade e a coordenação motora.

As atividades podem ser acompanhadas pelo site, canal no YouTube ou Instagram da instituição, com horários diversos ao longo do sábado e domingo. Confira abaixo mais informações.

IC para Crianças

IC para crianças deste fim de semana

Produção de um projetor de sombras é uma das atividades do fim de semana (Foto: Divulgação)

A terceira temporada do projeto teve início no começo do mês e segue até setembro, introduzindo os pequenos no universo cinematográfico. Neste sábado (24), às 11h,  vai ao ar o terceiro episódio da série.

Em “Luz, sombra e ação!”, o artista visual e educador Gustavo Magalhães ensina as crianças a fazerem um projetor de sombras, partindo da premissa de que a luz se propaga em linha reta, como no cinema, onde as imagens são projetadas na tela.

Assim, com copos de papel, tesoura, papel, material de desenho e fita adesiva, será possível construir o projetor, com muita diversão e aprendizado.

Último episódio da série “Olho Mágico”

atividades para crianças

No episódio, os pequenos conhecem a história de Marta Vanucci (Foto: Divulgação)

Além do IC para Crianças, no fim de semana o Itaú Cultural também apresenta o último episódio da série “Olho Mágico”, que apresenta para os pequenos e suas famílias, importantes mulheres da ciência brasileira.

O episódio será exibido neste domingo, disponibilizado no YouTube da instituição e também no site. Vale mencionar que toda a série continuará disponível até o dia 29 de agosto, nos mesmos canais.

Assim, a menina Aline – personagem da série – continua desvendando a história de brasileiras cientistas e descobrindo um pouquinho sobre suas histórias. Desta vez, ela e a prima Pri, que também esteve presente nas aventuras, conhecerão Marta Vanucci.

Ela nasceu em Florença, na Itália, em 1921, e doutorou-se em Zoologia na Universidade de São Paulo (USP), em 1944, tornando-se especialista em manguezais no Instituto Oceanográfico da instituição.

Foi a primeira mulher membro-titular da Academia Brasileira de Ciências e uma precursora da oceanografia no Brasil. Em janeiro de 1970, foi contratada pela UNESCO onde ocupou os cargos de Perito em Ciências do Mar, no mais alto nível.

Posteriormente, se tornou diretora do escritório regional da UNESCO, em Nova Delhi, na Índia, e finalmente Chief technical Adviser dos programas das Nações Unidas para Ásia e Pacífico sobre manguezais.

Trabalhou em pesquisas zoológicas, de Biologia Marinha e de Oceanografia Biológica no Brasil, Estados Unidos, México e países da América Central, Itália, do sul e sudeste asiático, Austrália, Ilhas do Pacífico e Japão.

Ateliê Livre

Na programação do IC para Crianças, também será possível participar do Ateliê Livre neste fim de semana, com atividades no sábado e domingo (24 e 25), a partir das 14h.

O projeto visa estimular a criatividade e coordenação motora dos pequenos, com o exercício de práticas manuais e criação de tarefas artísticas. Todas as atividades contam com mediação ao vivo.

Desta vez, as crianças construirão uma etiqueta personalizada para livros, um item que serve para identificar o dono dos objetos, expressando sua identidade e criatividade.

Para participar, é preciso fazer inscrição antecipadamente, no site do Itaú Cultural (clique aqui). Ao todo, são ofertadas 35 vagas gratuitas.

Serviço

Itaú Cultural realiza IC para Crianças neste fim de semana

Quando: 24 e 25 de julho (sábado e domingo)

Onde: site Itaú Cultural, canal no YouTube e Instagram 

Acesso: gratuito

Leia também: