Cinema

Filme Jornada da Vida estreia no Cine Cultura

Na programação da sala retorna para quatro exibições extras a produção mineira "No Coração do Mundo" e o longa "Rafiki"


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 08/09/2019 às 10:05:34

A produção entra em cartaz, excepcionalmente, neste domingo, dia 8
A produção entra em cartaz, excepcionalmente, neste domingo, dia 8

O Cine Cultura estreia neste domingo, dia 8, o filme senegalês “Jornada da Vida”, do diretor Philippe Godeau. Na programação da sala retorna para quatro exibições extras a produção mineira “No Coração do Mundo”, de Gabriel Martins e Maurilio Martins, e o longa “Rafiki”, do diretor Wanuri Kahiu, que segue em cartaz.

Uma amizade inusitada é o tema de Jornada da Vida, cujo roteiro se passa em seu vilarejo no norte do Senegal, onde vive Yao, um garoto de 13 anos de idade disposto a tudo para encontrar o seu herói: Seydou Tall, um famoso ator francês. Convidado a promover o seu novo livro em Dakar, Tall retorna ao país de origem pela primeira vez.

Para realizar o seu sonho, o jovem Yao prepara uma fuga e atravessa 387 quilômetros sozinho até a capital. Comovido com este jovem, o ator decide fugir às obrigações e acompanhá-lo de volta à sua casa. No entanto, pelas estradas empoeiradas e incertas do Senegal, Tall compreende que, ao se dirigir ao vilarejo do garoto, ele também parte ao encontro de suas raízes.

Já a trama de No Coração do Mundo tem como cenário um bairro pobre e decadente da cidade de Contagem, próxima a Belo Horizonte, um lugar onde os jovens sonham em migrar para outras regiões em busca de uma vida melhor. Enquanto algumas pessoas tentam seguir um trabalho digno para alcançar seus sonhos, outras preferem ir pelo trágico caminho do crime.

O entrelace das vidas dos moradores do local constrói a trama, mostrando a crua realidade da cidade brasileira de Contagem. No Coração do Mundo é o primeiro longa-metragem dos cineastas Gabriel Martins e Maurilio Martins. O filme teve seu lançamento mundial em janeiro deste ano, no Festival Internacional de Filme de Rotterdam.

No filme Rafiki, o enredo é marcado por um romance conturbado entre duas jovens mulheres que vivem em um país que ainda criminaliza a homossexualidade. Kena e Ziki há muito tempo ouvem dizer que “boas meninas quenianas se tornam boas esposas quenianas” – mas elas anseiam por algo mais. Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as meninas encorajam uma a outra a perseguir seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre elas, Kena e Ziki devem escolher entre felicidade e segurança.

O Cine Cultura funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com sessões de segunda a domingo, inclusive aos feriados. O ingresso da sala custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia), apenas em dinheiro. Todo mundo paga meia-entrada nas sessões de segunda-feira. A coordenação do cinema pede, gentilmente, que facilitem o troco e evitem cédulas altas, ajudando assim o trabalho de bilheteria.

Confira a programação de 08 a 11/09:

16h – No Coração do Mundo (2019, Brasil, 120 min, 16 anos, direção: Gabriel Martins e Maurilio Martins)
18h30 – Jornada da Vida (2019, Senegal/França, 103 min, 10 anos, diretor: Philippe Godeau)
20h30 – Rafiki (2019, Quênia/França/África do Sul, 82 min, 14 anos, diretor: Wanuri Kahiu)