DESABAFO

Figura icônica do PSol, Pantaleão deixa sigla com críticas após 15 anos

“O PSOL iniciou sua trajetória como uma possibilidade de futuro que, infelizmente, não me encanta mais. Recolheu todos os espectros à esquerda que, insatisfeitos com o PT, repetiram depois muitos erros desse partido", escreveu


Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 13/10/2020 às 19:03:13

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Figura icônica do PSOL em Goiânia, o professor Reinaldo Assis Pantaleão – ou só Pantaleão – se desfiliou da sigla após quase 15 anos. Após relembrar seus tempos de militância, iniciados na década de 1960, ele disse que a sigla repetiu muitos erros do PT – de onde surgiu.

“O PSOL iniciou sua trajetória como uma possibilidade de futuro que, infelizmente, não me encanta mais. Recolheu todos os espectros à esquerda que, insatisfeitos com o PT, repetiram depois muitos erros desse partido.”

Segundo ele, o PSOL se tornou um partido dividido, “com correntes que deveriam servir para garantir a diversidade, mas que somente impulsionam ‘minissiglas’ dentro de uma sigla já muito pequena, em termos orgânicos”. Ele afirmou, também, que a pauta psolista não é pelo que é comum a todos – salvo exceções –, “mas, sim, pelo que separa, por uma dificuldade tacanha em unir e lutar juntos”. Para ele, a sigla afasta mais do que agrega.

“Nisso, o uso do identitarismo tem sido equivocado, pauta fundamental que deve ser reafirmada nas bandeiras do movimento feminista e antirracista em uma sociedade extremamente machista, racista e desigual como a brasileira. Como se tornam específicos demais simplificando o entendimento e as relações, ficamos perdidos nos temas da cidade”, continuou.

Em seu desabafo, Pantaleão lamentou que o PSOL não tentou construir uma aliança com outras forças de esquerda. Vale destacar, o professor, agora aposentado, declarou apoio ao candidato da UP, Fábio Júnior. Sem disputar nenhum cargo pelo partido pela primeira vez desde sua filiação, ali já dava sinais do desgaste.

Na capital, o partido tem como candidata à prefeitura Manu Jacob e Luis Felipe Aguiar como vice. Confira o texto de Pantaleão na íntegra AQUI.