Cidade de Goiás

FICA 2016 tem início nesta terça-feira

Confira a programação completa



(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

É nesta terça-feira (16) que começa a décima oitava edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA 2016), na Cidade de Goiás. O festival será realizado até domingo (21), quando terá show de encerramento de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

O FICA tem programação gratuita e aberta ao público. Fazem parte dele a Mostra Competitiva, a Mostra Paralela do Cinema Brasileiro, a 8ª Mostra Infantil – Fica Animado, a 14ª Mostra ABD Cine Goiás, Mostra de Lançamento Nacional e Mostra de Vídeo Escolar – Se Liga no Fica, o Fórum de Cinema e Fórum Ambiental, que inclui oficinas e palestras e shows locais e nacionais.

As inscrições para os cursos podem ser realizadas pelo site www.fica.art.br/inscricoes.

Cinema

Os atores Fábio Assunção e Osmar Prado, o fotógrafo Lauro Escorel, que preside o júri, o diretor José Eduardo Belmonte, o fotógrafo e diretor Adrian Cooper, José Vieira, Eleonora Inusa e Mário Branquinho, da Green Film Network, estarão presentes no FICA deste ano.

O documentário Rio de Lama, do diretor Tadeu Jungle, terá exibição em abertura solente nesta terça, às 19h. O filme é uma produção em realidade virtual sobre a tragédia do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. Tadeu também participará da inauguração, conduzindo a discussão sobre o curta-metragem.

A mostra terá, no total, 22 produções – 12 filmes estrangeiros e 10 brasileiros. As obras de fora vêm da Alemanha, França, Áustria, Índia, Bélgica, Irã e México. Dos brasileiros, quatro são goianos, e o restante é do Paraná, Ceará, São Paulo, Pernambuco e Maranhão. A premiação total é de R$280 mil.

Música

O festival volta a ter show de encerramento nacional neste ano, com Geraldo Azevedo e Elba Ramalho se apresentando no domingo, na Praça de Eventos Beira Rio, às 20h. A entrada também é franca.

Os parceiros de quase 40 anos se reúnem no show Um Encontro Inesquecível, que traz as canções Veja Margarida, Dia Branco, Banho de Cheiro, De Volta pro Aconchego, Você se Lembra, Chão de Giz, Bicho de 7 Cabeças e O Princípio do Prazer. Acompanhando os cantores e compositores, estarão o guitarrista e violonista Marcos Arcanjo, o baixista Ney Conceição, o acordeonista Mestrinho e o percussionista Anjo Caldas.

Outro destaque é Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, que faz um concerto especial no sábado (20), às 18h, no Palácio Conde dos Arcos. Após tocar Garota de Ipanema para Gisele Bündchen na aberta das Olimpíadas Rio 2016, ele estará na Cidade de Goiás para relembrar canções clássicas de seu avô. Não falta o talento de família: ele já ganhou um Grammy, tocou no Festival de Jazz de Montreaux, no Festivak de Cannes, com Caetano Veloso, João Gilberto, Steve Wonder, Sting, John Pizzarelli e muitos outros.

Fazem show ainda a Carne Doce, Banda Oblongs, Heróis de Botequim, o Coro de Câmara & Camerata Jean Douliez da EMAC/UFG, Alessandro Borgomanero e Eduardo Meirinhos, o Duo Silveira, a Orquestra de Câmara de Goiânia, Bororó, Celso Galvão, Darwinson, Henrique de Oliveira, Luciana Clímaco, Marcelo Barra e Maria Eugênia.

Confira a programação completa do FICA 2016 no site.