Coronavírus

FGF suspende Campeonato Goiano por tempo indeterminado

Decreto assinado pelo presidente da federação, André Pitta, oficializou decisão. Federações acataram recomendação da CBF


Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 17/03/2020 às 19:29:39

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O Campeonato Goiano está suspenso por tempo indeterminado. A decisão veio via portaria nº010 da Federação Goiana de Futebol (FGF) assinada pelo presidente da entidade, André Pitta. A medida já começa a vigorar nesta quinta-feira (17).

André acatou a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de evitar aglomerações em função do coronavírus. A decisão veio após reunião com todas as federações de todo o país juntamente com a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que sugeriu a suspensão dos jogos.

Na última rodada do Goianão, as seis partidas disputadas aconteceram com portões fechados. Na última segunda-feira (16), a FGF tinha decidido que as duas partidas finais, que definirão os rebaixados à Divisão de Acesso e e os classificados à fase eliminatória, seriam antecipadas.

Em rede social, o Vila Nova se mostrou favorável a antecipação dos jogos horas antes da divulgação que o campeonato estaria suspenso. No comunicado, o clube colorado alegou que, por 15 dias, suspendeu as atividades dos jogadores e comissões técnicas das categorias de base. (Veja a nota completa abaixo)

Em um vídeo publicado nas redes sociais, todos os jogadores do Goiás alegaram que acatariam às recomendações da SES e do Ministério da Saúde e ficaram em quarentena. Ou seja, não entrariam em campo nas próximas rodadas. “Nesta tarde [de terça-feira *(17)], recebemos a comunicação de nossos atletas que não desejam dar continuidade às partidas do Campeonato Goiano. Entendemos que tal pleito é justo e corroboramos esse entendimento. Todas as autoridades tem recomendado evitar aglomerações, contatos pessoais e eventos públicos. Futebol não pode ser uma exceção e sim deve dar exemplo a toda sociedade. (Veja a publicação abaixo)

Até o final da reportagem, o Atlético não se havia se posicionado sobre a decisão da FGF. Na última segunda-feira (16), em nota publicada nas redes sociais, o clube apoiou a antecipação das rodadas do Campeonato Goiano. “O momento é de ter calma e seguir as recomendações do Ministério da Saúde. O Atlético vem seguindo todos os protocolos de segurança de seus atletas e funcionários e assim faremos até o final. Entendemos que a paralisação não seria benéfica para o campeonato, por isso a necessidade de finalizar a primeira fase do Campeonato Goiano, para que assim possamos repensar alternativas para o restante da temporada”, alegou o presidente do clube, Adson Batista (Veja a nota completa abaixo)

Publicação do Vila Nova publicada horas antes da decisão do FGF e apoiando a antecipação das rodadas

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

O Vila Nova Futebol Clube, bem como o elenco colorado, se mostra favorável à continuidade do Campeonato Goiano 2020 nos moldes em que a Federação Goiana de Futebol (FGF) propôs, com o adiantamento das duas rodadas finais da fase de grupos para quinta-feira (19) e domingo (22), com portões fechados à torcida. O clube entende que a finalização desta fase do estadual é crucial para os clubes, a fim de minimizar ao máximo os danos de uma possível paralisação pelo novo coronavírus. Ademais, o Vila Nova está adotando medidas de prevenção à contaminação do Covid-19. Dispensou das atividades todos os jogadores e comissões técnicas das categorias de base pelo prazo de 15 dias, reduzirá o número de funcionários administrativos da sede conforme escalonamento, fechou o acesso de imprensa, amigos e familiares aos treinamentos da equipe profissional e cancelou as entrevistas coletivas diárias realizadas no clube.

Uma publicação compartilhada por Vila Nova Futebol Clube (@vilanovafc) em

Publicação do Goiás sobre a não-entrada em campo devido à pandemia do coronavírus

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Antes de tudo, somos seres humanos. Sabemos que é importante a bola rolar, nossa paixão pelo futebol é nossa razão de existir, mas a hora agora é de sabermos que a vida é mais importante que tudo. Nesta tarde, recebemos a comunicação de nossos atletas que não desejam dar continuidade às partidas do Campeonato Goiano. Entendemos que tal pleito é justo e corroboramos esse entendimento. Todas as autoridades tem recomendado evitar aglomerações, contatos pessoais e eventos públicos. O futebol não pode ser uma exceção e sim deve dar exemplo a toda sociedade. Diante disso, o Goiás Esporte Clube informa que suspenderá todas as atividades da equipe profissional e não disputará partidas oficiais enquanto a epidemia não ceder. Pedimos a compreensão dos torcedores, da imprensa, da FGF e das demais autoridades, mas a vida é o principal. Vamos todos atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Ficar em casa é fundamental. Em breve, a bola vai voltar a rolar e todos nós poderemos torcer pelo nosso Verdão!

Uma publicação compartilhada por Goiás Esporte Clube | Oficial (@goiasoficial) em

Publicação do Atlético em apoio à antecipação das rodadas do Goianão

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Comunicado oficial O Atlético Clube Goianiense apoia a decisão da Federação Goiana de Futebol, que, na tarde desta segunda-feira (16), antecipou as duas últimas rodadas da fase de classificação do Campeonato Goiano 2020. O clube entende que, seguindo as determinações dos órgãos competentes (Ministério da Saúde e Secretária Estadual de Saúde), o campeonato estadual deve seguir, para que os resultados de jogo prevaleçam na decisão dos clubes classificados para segunda fase do estadual, vagas na Copa do Brasil 2021, além do rebaixamento dos dois últimos colocados. A instituição reitera seu total comprometimento com a prevenção do Covid-19, desempenhando ações junto aos grupos de atletas, funcionários e imprensa. Além disso, o clube também orienta seus torcedores para que evitem aglomerações e prossigam todos os protocolos instituídos pelos órgãos competentes. – Presidente do Clube – Adson Batista “O momento é de ter calma e seguir as recomendações do Ministério da Saúde. O Atlético vem seguindo todos os protocolos de segurança de seus atletas e funcionários e assim faremos até o final. Entendemos que a paralisação não seria benéfica para o campeonato, por isso a necessidade de finalizar a primeira fase do Campeonato Goiano, para que assim possamos repensar alternativas para o restante da temporada”. – Capitão do time profissional – Gilvan “Nós recebemos todo apoio do clube e também dos médicos. Temos tranquilidade para trabalhar e sabemos que os órgãos competentes irão tomar a melhor decisão sobre este caso”.

Uma publicação compartilhada por Atlético Clube Goianiense (@acgoficial) em