Do Mais Goiás

Festival virtual ‘In-Edit Brasil’ apresenta mais de 50 documentários musicais

Além dos filmes, o público também tem acesso a shows, debates e uma masterclass, de forma gratuita

Festival In-Edit Brasil
O Festival segue até 27 de junho (Foto: Divulgação)

Já está no ar a 13ª edição do festival In-Edit Brasil, que acontece até o dia 27 de junho, apresentando mais de 50 documentários musicais, de origem nacional e internacional. Além disso, o evento também apresenta debates, shows e uma masterclass. Por conta da pandemia, a programação do festival acontece, pela segunda vez consecutiva, em formato completamente digital, o que também é uma oportunidade para que o público de todos os cantos do Brasil possa acompanhar.

Toda a programação fica disponível gratuitamente na plataforma In-Edit TV, onde é preciso criar uma conta para ter acesso. Além disso, também é possível acompanhar pelo Sesc Digital e, a partir de 28 de junho até 28 de setembro, na Spcine Play.

Neste edição, o grande homenageado é o diretor D.A Pennerbacker, considerado um dos maiores nomes do documentário mundial, sendo ainda um dos precursores do chamado “Cinema Direto”.

O público poderá acompanhar dois clássicos do cineasta, como o lendário Dont Look Back” (1967), sobre a turnê inglesa de Bob Dylan, e “Monterey Pop” (1968), além de alguns curtas-metragens pouco conhecidos do diretor. Chris Hegedus, parceira artística e viúva de Pennerbacker, também participa do festival, em um bate-papo super especial para falar sobre vida e obra.

O In-Edit Brasil conta com duas categorias, sendo Panorama Brasileiro e Panorama Mundial, além de uma programação paralela – que é onde acontecem os debates com convidados nacionais e internacionais, a masterclass comandada pelo cineasta Marcelo Machado, além de shows inéditos, que apresentam uma espécie de diálogo com os documentários exibidos. Nesse formato, será possível contar com a participação de artistas como Alzira E, DJ Hum, a banda Made in Brazil, o grupo Gritando HC, além de uma homenagem musical ao maestro e compositor José Siqueira.

Importante mencionar que todos os conteúdos apresentados no Panorama Brasileiro contam com acesso gratuito em todas as plataformas. No entanto, o acesso aos filmes do Panorama Mundial terão um custo simbólico de R$ 3,00.

Detalhes sobre o In-Edit Brasil 2021

Apesar da crise no setor audiovisual, muito por conta da pandemia, o Festival In-Edit Brasil celebra uma notável safra de documentários musicais no Panorama Brasileiro. Na categoria, que ainda se divide em Competição Nacional, Mostra Brasil e Curtas Brasileiros, é possível contar com filmes que apresentam personagens como João Ricardo (Secos & Molhados), Jair Rodrigues, Luiz Melodia, Chico Mário (irmão de Henfil e Betinho), Alzira E, o revolucionário maestro e compositor José Siqueira, o rapper Speedfreaks, a banda Made In Brazil, o road movie com Yamandu Costa e o guitarrista argentino Lúcio Yanel, Zeca Baleiro e o hip hop nacional (com Marcelo D2, Mano Brown, Karol Conká), entre outros.

Durante a Programação Paralela do In-edit Brasil 2021, será possível conferir debates gratuitos com Chris Hegedus, com o diretor canadense Sam Dunn, com todos os diretores e diretoras dos longas participantes da Competição Nacional e da Mostra Brasil, além de convidados especiais, como o cantor e compositor Nasi, vocalista da banda Ira! e protagonista do documentário “Você Não Sabe Quem Eu Sou”, que será lançado nacionalmente durante o festival.

Para finalizar a edição do ano, o cineasta Marcelo Machado, que é diretor dos documentários “Tropicália”, “Com a Palavra, Arnaldo Antunes”, “O Piano que Conversa”, entre outros, conduz uma masterclass que aborda as mais variadas vertentes de um documentário musical, sob uma perspectiva de sua própria obra

Para conferir a programação completa, com dias e horários, clique aqui e acesse o site do festival.

Serviço

Festival In-Edit Brasil 2021

Quando: até 27 de junho

Onde: plataforma In-Edit TV, Sesc Digital, Spcine Play

Acesso: gratuito para o Panorama Brasileiro, shows e masterclass

Leia também: