Festival Morce-GO Vermelho exibe mais de 50 filmes de terror em Goiânia

Segunda edição conta com mostra competitiva, cosplays e oficinas cinematográficas

Entre os dias 1 e 3 de março o cinema Lumière do Shopping Bougainville recebe o festival Morce-GO Vermelho que chega à sua segunda edição. Desta vez o festival exibirá mais de 50 filmes entre curtas e longas nacionais, grande parte participando da mostra competitiva, incluindo filmes goianos e animações.

“Nós queríamos fazer um festival competitivo aqui no Centro-Oeste, porque não existia nenhum na região, com a exceção da Mostra Trash que não é competitiva”, explica o curador e um dos idealizadores da Morce-GO, Cristiano Sousa.

A primeira edição, realizada em 2016, foi feita na raça: com parcerias privadas, os organizadores conseguiram exibir os filmes na Vila Cultural Cora Coralina e no Cine Cultura, ambos no Centro. O sucesso foi tanto que motivou Cristiano e a equipe a fazer um festival maior e melhor: “Foi um sucesso, os filmes tiveram muita qualidade e o público respondeu bastante, mesmo sendo em dois lugares e com esse resultado conseguimos a Lei Goyazes e com esse incentivo conseguimos melhorar o festival e atrair novos apoiadores para deixá-lo melhor”.

Além da mostra competitiva, o Morce-GO também possui uma mostra paralela, a Animaldiçoados: “São curtas de animação de terror desse festival que existe há sete anos no Rio de Janeiro. Nós achamos que como esses curtas são bastante restritos e o público de Goiás não poderia assisti-los em outra ocasião, nós os trouxemos para esta mostra que fecha o festival”, conta o curador.

Mas isto não significa que só porque é animação é para criança: “É uma mostra bem inusitada com animações para maiores de 18 anos que vai fechar o festival com chave de ouro e preparar para a premiação”, finaliza Cristiano.

Vale lembrar que não tem conteúdo para menores no festival. Existe uma mostra, a Morceguinho, na competição que na verdade é por causa do tema: “Percebemos que muitas inscrições de filmes que crianças e adolescentes são protagonistas. Ela não é para criança! Os jovens estão no filme, mas envolvidos na situação de conflito narrativo. Decidimos criar essa categoria por causa desse perfil das inscrições”, conta Sousa.

Dos mais de 600 filmes inscritos, pelo menos metade tinha personagens principais crianças ou adolescentes, o que levou à criação dessa mostra especial, mas que é composta inteiramente por filmes que estão na competitiva. Entre os inscritos, muitos gringos: no total, 20 países enviaram filmes para o festival.

Cristiano conta que o desejo de criar o festival veio para instigar a produção de terror local:”A proposta sempre foi essa porque Goiás não tem produção de terror. Criamos essa categoria que gerou filmes de Goiás pensando no festival. Selecionamos 8 filmes goianos de 22 inscritos”.

“Não havia espaço dentro do espaço, então os filmes que realizávamos tinham um resultado melhor e exibição só fora daqui”, conta ele, “Então queríamos que os produtores daqui tivessem um espaço para tentar mostrar o seu trabalho e produzir. A questão é inclusão do realizador goiano”.

Além dos filmes, o festival terá três oficinas sobre produção cinematográfica e até um concurso de cosplay de terror, valendo uma viagem para  Caldas Novas. Confira a programação completa no site www.morcegovermelhofestival.com.br.

SERVIÇO
MORCE-GO GOIÁS HORROR FILM FESTIVAL
De 1 a 3 de março de 2018
Cinemas Lumiére – Shopping Bougainville, Goiânia-GO
Entrada Gratuita
Site: www.morcegovermelhofestival.com.br