Festival Gastronômico Caturama acontece em outubro em Silvânia

Evento pretende resgatar a culinária e os sabores da Região da Estrada de Ferro


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 19/09/2019 às 18:41:50

(Foto: Divulgação / Goiás Turismo)
(Foto: Divulgação / Goiás Turismo)

O Caturama, festival gastronômico que acontece em Silvânia, promete resgatar a culinária e os sabores da Região da Estrada de Ferro. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de outubro e pretende movimentar o turismo com pratos temáticos para os turistas.

O festival integra o Programa Rotas Gastronômicas, lançado pela Goiás Turismo. O objetivo, de acordo com a empresa, é reunir regionalismo, sustentabilidade, inclusão social e empreendedorismo. Além de Silvânia, o evento pretende envolver as demais cidades da região: Bonfinópolis, Caldazinha, Catalão, Goiandira, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Urutaí e Vianópolis.

Serão servidos pratos com sabores e nomes sugestivos, como Frango no Trilho, Pastel de Vagão, Arroz com os Trem Tudo, Segue Viagem, Carga de Torresmo, Maria Fumaça e Chica Loucomotiva, além do prato que dá nome ao festival. Os doces e salgados custarão entre R$ 3 e R$ 15.

Caturama não será o único

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o programa Rotas Gastronômicas pretende “oferecer, de forma regionalizada, valorizando cada produto, cada elemento, apresentando linhas de crédito e implementando um trabalho social de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, envolvendo a sociedade e várias pastas do Governo, com foco em inovação”.

Além da Região da Estrada de Ferro, o Rotas Gastronômicas pretende realizar eventos de turismo e gastronomia em outras partes do estado. Niquelândia (Região Vale da Serra da Mesa), Goiandira (Região da Estrada de Ferro), Cristalina (Região do Ouro e Cristais), Santa Rita do Araguaia(Região Pegadas no Cerrado) e Terezópolis (Região dos Negócios e Tradições) já planejam suas atividades.