Do Mais Goiás

Festival de Teatro Infantil de Goiás, Festin GO, tem programação online

O evento acontece de 28 a 30 de maio, com espetáculos dedicados à criançada e oferecendo acessibilidade

Festin GO Festival Infantil de Teatro
Companhia Flor do Cerrado se apresenta no festival (Foto: Divulgação)

Em busca de um programa diferente pra curtir com os pequenos? Aqui vai uma boa sugestão! Nos dias 28, 29 e 30 de maio (sexta, sábado e domingo), Goiânia recebe a 4ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin GO), que promove a inclusão e valorização das produções culturais goianas, por meio de arte e cultura.

Por conta da pandemia, a edição deste ano será realizada em formato virtual e gratuito, seguindo todos os protocolos para a contenção da Covid-19. A programação conta com grupos goianos convidados e também companhias premiadas de renome nacional, como a Cia Flor do Cerrado, o grupo de teatro Cidade Livre,  o grupo Destinatários e o Instituto Arte e Inclusão (INAI).

O evento será transmitido pelas redes sociais do Festin GO (clique aqui), oferecendo ainda recursos de acessibilidade, com audiodescrição e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O festival será mediado por Hélio Martins, idealizador do projeto e produtor cultural, que será responsável por anunciar os 5 espetáculos presentes na programação, além de participar da live formativa “Acessibilidade em Tempos de Pandemia”.

Além da valorização da produção local e do teatro infantil, o evento se torna de grande importância também para o cenário nacional – uma vez que abre as portas para companhias do país e também integra recursos de acessibilidade, destinados a um público que, infelizmente, acaba esquecido em diversos projetos da cena cultural.

Sobre o Festin GO

Oficialmente, o festival atua desde 2017 e, com o passar dos anos, foi ganhando forma e visibilidade. Atualmente, figura entre os maiores festivais de valorização ao teatro infantil do país, e está entre um dos únicos que discutem e oferecem recursos de acessibilidade – o que só foi possível devido às novas parcerias do projeto.

Entre eles, estão o Sesc Goiás, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Direitos Humanos, Núcleo de Apoio e Inclusão ao Autistas – Naia autista Goiânia e Associação dos Deficientes visuais do estado de Goiás / ADVEG.

As 3  primeiras edições feitas com  recursos próprios, venda de ingressos e parcerias. Nesta 4 edição o festival conta  com um projeto na lei de incentivo municipal de Goiânia.

Programação

Dia 28/05 (Sexta-feira)

17 h – Abertura – Vídeo institucional

17h05 – “ENTRE LETRAS” – CIA DE TEATRO CIDADE LIVRE Sinopse 

Tainá, uma menina muito esperta, resolve mostrar ao seu amigo João onde estão todos “os segredos do mundo, os mais profundos desejos…”. Ele, muito curioso, aceita a proposta de Tainá que o leva até o baú onde tudo isso e muito mais está guardado. O resultado disso é uma grande viagem que contém leitura, interpretação de texto, valorização dos livros, da escrita, contato com as lendas brasileiras e muito mais. Tainá e João acabam se tornado leitores para uma vida inteira, leitores de “Entre Letras”.

Classificação: Livre

Dia 29/05 (sábado)

9h – LIVE FORMATIVA

CONVIDADOS:

MARLON HENRIQUETÁLITA SERAFIMDRA. CRISTINA LOPES, professora, fisioterapeuta, e Secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia.
Mediação: Helio Martins( produtor cultural e idealizador do festin go

15h – AMO PALHAÇO (CLOWNS-TÔ-FOLIA) – GRUPO IMAGEM

Sinopse 

O espetáculo “Clowns-tô-folia” reúne quadros miméticos clownescos, que contam pequenas histórias de amor e humor. A simplicidade das personagens que compartilham sentimentos cotidianos é o elemento cativante que estabelece

o vínculo entre o teatro e a plateia. São quadros que funcionam como pequenos contos da vida amorosa e cotidiana. A poesia e o humor se juntam, doando à vida massificada um olhar simples e lúdico. Um vendedor de bonecas e sua solidão amorosa, um casal de amores brutos, um atleta e sua academia aberta, uma feiosa e seus valentes pretendentes: essas são situações da vida “clowstofólica” escondida pelo dia a dia automatizado.

Classificação: Livre

17h – “TRANÇAS” – GRUPO TEATRO DESTINATÁRIO 

Sinopse 

A pequena Bintou vive numa aldeia em Moçambique, e seu grande sonho é ter tranças, como sua irmã e todas as mulheres de sua família. Quando fecha os olhos a menina sonha com longas trancinhas coloridas, enfeitadas com pássaros e conchinhas, porém ao abrir os olhos “tudo o que tem são quatro birotes”, pois a tradição diz que crianças não podem usar tranças.

Até que em um dia de festa na aldeia, Bintou com um ato de bravura e coragem salva duas crianças de sua vizinhança… Será que por sua esperteza ela ganhará um prêmio? Venha desvendar essa aventura com Bintou, a menina dos quatro birotes!

Classificação: Livre

Dia 30/05 (domingo)

17h – MARIA GRAMPINHO – INSTITUTO ARTE E INCLUSÃO / INAI Sinopse 

Uma pessoa se destaca perambulando pelas ruas da Cidade de Goiás. Mulher pequena e negra com sua trouxa na cabeça, mais de trezentos grampos brilhantes em seu cabelo, com suas sete saias e seus botões, deixa algo de mistério não revelado que mexe com a imaginação de todos.

Maria Grampinho, seu nome. Seu dormitório o porão da Casa da Ponte. Assim segue Maria… errante, motivo de algazarra das crianças… mas com pouso certo e muito amada por famílias vilabelenses.

De forma animada, com música e dança, “Maria Grampinho” é um espetáculo que mergulha nos mistérios desta personagem.

Classificação: Livre

18h – OS SALTIMBANCOS – CIA FLOR DO CERRADO 

Sinopse

A Cia Flor do Cerrado traz ao palco a história de quatro amigos que pelo mesmo motivo saem da casa de seus donos, cada um com sua história, ainda que com o mesmo enredo. Suas vidas foram marcadas por maus tratos. Ao fugir de casa, ao longo do caminho, o Jumento se encontra com o cachorro, a galinha e a gata. Juntos vão à cidade com o sonho de serem músicos; daí, mais que uma parceria, surge uma bela amizade. Unidos pelo mesmo sonho, descobrem que a vida na cidade não é fácil, e que se manterem unidos é menos ainda. Porém, juntos, provam que a amizade é capaz de vencer todas as barreiras e desafios.

Classificação: Livre

Serviço

4ª Edição do Festin GO

Quando: 28 a 30 de maio

Onde: site e canal no YouTube

Acesso: gratuito

Leia também: