Do Mais Goiás

Festival de cinema independente tem início nesta quinta-feira (5), na Cidade de Goiás

Evento é resultado do esforço de produtores culturais que não obtiveram resposta do governo estadual em relação ao tradicional FICA

Teve início na manhã desta quinta-feira (5) e segue até o dia 8, o Festival de Goyaz, na Cidade de Goiás. O evento tem como objetivo preservar os legados do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) que não teve posicionamento oficial do governo do Estado sobre a edição 2019. Diante da incerteza, produtores culturais se uniram para realizar o festival neste ano de forma independente, sem apoio da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult).

A Mostra Infantil em homenagem ao cinema goiano, às 8 horas, abriu a programação. Segundo Rodrigo Santana, organizador do evento, o destaque será o lançamento da edição de 2020 do Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás. A cerimônia está prevista para sexta-feira (6), às 19 horas, no Cine Teatro São Joaquim.

Rodrigo fala também da homenagem voltada a dois nomes: Washington Novaes e Jaime Sautchuk. “Eles tiveram um papel importante na consolidação do FICA”, diz. Além disso, o organizador conta que no sábado será debatido em roda de conversa o próprio festival: Os desafios, o legado e as perspectivas.

De forma integrada, ocorre também o XIV Festival de Gastronomia da Cidade de Goiás (ARPHOS) e também o Palco UFG. Sobre o público aguardado, Santana afirma que não possui uma média a apresentar. “Mas com base na questão hoteleira, haverá uma quantidade legal, pois as hospedagens estão quase todas lotadas”, afirma.

Confira aqui a programação.