Cinema brasileiro

Festival de cinema Goiânia Mostra Curtas tem início na próxima semana

Na sessão de abertura será exibido O Pátio, primeiro trabalho de Helena Ignez como atriz de cinema


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 04/10/2019 às 16:08:17

Festival de cinema Goiânia Mostra Curtas tem início na próxima semana. (Foto: Divulgação)
Festival de cinema Goiânia Mostra Curtas tem início na próxima semana. (Foto: Divulgação)

O já tradicional festival de cinema e audiovisual Goiânia Mostra Curtas tem início na próxima semana, na terça-feira (8). A programação, totalmente gratuita, segue até o dia 13 de outubro. A 19ª edição do evento ocorre no Teatro Goiânia, que fica na Avenida Tocantins, no centro da capital.

A sessão de abertura do festival de cinema tem início às 20h e homenageia uma das principais atrizes e cineastas brasileiras, Helena Ignez. Ela foi protagonistas de filmes como “O Bandido da Luz Vermelha”, “O Padre e a Moça”, “A Mulher de Todos” e “Copacabana mon Amour”. Além disso, está previsto um pocket show “O delírio do verbo: Manoel de Barros em Canções”.

Na sessão de abertura será exibido O Pátio, primeiro trabalho de Helena como atriz de cinema. Em seguida, Extratos, dirigido por filha dela, Sinai Sganzerla, com registros filmados por Helena e Rogério, seu esposo, durante o período em que o casal esteve exilado pela ditadura militar. O experimental Ossos finaliza a noite, dirigido por Helena em 2014 e inspirado na Classe Morta, de Tadeusz Kantor.

Programação do Goiânia Mostra Curtas

O festival é dividido em quatro mostras. A Brasil traz um panorama atual da produção nacional. Dois filmes goianos foram selecionados para a principal mostra do evento. O documentário “Além dos Muros”, sobre a transferência da gestão das escolas estaduais goianas para as Organizações Sociais (OSs). E a ficção de horror Guará, que foi selecionada para o Festival de Tiradentes, em Minas Gerais. O filme mostra um lobisomem-guará que aterroriza e mata pessoas pela cidade de Goiânia. Mas, apesar da matança, tem uma atmosfera divertida.

Com temas contemporâneos de gênero, identidade, raça e constituições sociais, a curadoria dá destaques aos crtas da Mostra Brasil: A mulher que sou, Antes de Ontem, Aquele Casal, Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno, Crua, Looping, Marie, NEGRUM3, O Bando Sagrado, Obeso Mórbido, Preciso Dizer que Te Amo, QUEBRAMAR, Verde Limão e Vigia.

A Mostra Goiás é composta pelo trabalho de realizadores de todo o estado: foram inscritos 100 filmes e 11 foram selecionados. Um dos destaques é “A Viagem de Ícaro“, documentário que conta a história de um catador de materiais recicláveis que tinha o sonho de voar. O filme já recebeu onze prêmios no Brasil e no exterior. “Temos certeza que quem assistir aos 11 curtas exibidos nas duas sessões poderá testemunhar uma cena cinematográfica madura que, esperamos, possa sobreviver aos tempos turbulentos que o audiovisual brasileiro enfrenta”, afirma a curadoria.

Já a Mostra Animação “começa com uma sequência de filmes que olham para si almejando falar para o mundo, passando pelo exercício estético e experimental da criação dos frames e desembocando na realidade de um país que deixa perplexo cada indivíduo”, explicam os curadores. A 18ª Mostrinha é voltada para os pequenos, com a participação de estudantes de várias escolas municipais.