Do Mais Goiás

Festival Cultural do Brasil em Viena seleciona 7 artistas goianos

Os artistas participarão de mostras que acontecem até 30 de novembro, no encerramento do festival

Festival Cultural do Brasil em Viena seleciona artistas goianos
Obra do artista goiano Pedro Galvão - série artistas de rua - em cada esquina, uma poética (Foto: Divulgação)

O Festival Cultural do Brasil em Viena, que acontece anualmente na capital austríaca, é um evento que teve início em 2013. A programação inclui diversas atividades brasileiras, levando um pouquinho do nosso país para a Europa. É possível contar com exibições, oficinas, música, literatura e muito mais, com o objetivo de valorizar e fomentar a cultura nacional, internacionalizando a arte e o turismo do país no continente europeu. Neste ano acontece a 9º edição do festival, que desta vez, selecionou 7 artistas goianos.

Organizado pela Associação PAPAGAIO, o evento conta com o apoio do Weltmuseum Wien e vem conquistando cada vez mais espaço, hoje, se destacando como o maior evento da cultura brasileira na Áustria. Por conta da pandemia, o formato do evento ainda está sendo adaptado para o meio digital, mas a programação já tem início no próximo dia 6 de junho (domingo), ficando no ar até o dia 30 de novembro.

Para se ter ideia, foram selecionados 42 artistas para integrarem o Salão de Artes do festival. Destes, os 7 goianos são: Pedro Galvão (@pedrogalvaoarts), Helena Vasconcelos (@helenavasboaretto), Helenilce Gusmão (@helenilcegusmao), Pri Oliete (@prioliete), Randes Silva (@randes_silva), Sandra Aloísia (@s.aloisia) e Kettly Férnandes (@kettlyfernandes.artes), que certamente levarão um pouquinho da arte goiana para o evento.

Para Vanessa Noronha Tölle, idealizadora e organizadora do evento, é um desafio muito grande realizar um festival de tamanha magnitude em formato virtual. Assim, foram feitos vários estudos para que não seja cansativo acompanhar. A alternativa mais prática foi dividir o Festival Cultural do Brasil em Viena, em diversas mostras que serão realizadas ao longo dos meses, para que o público possa conhecer e acompanhar a vasta diversidade cultural brasileira, apreciando cada momento do que for apresentado.

As mostras envolverão as áreas de artes visuais, literatura, cinema, dança, gastronomia, sem falar em uma programação inteiramente dedicada ao público infantil.

Sobre o tema do Festival Cultural do Brasil em Viena

O tema escolhido para o 9º Festival Cultural do Brasil em Viena é “Os Brasis”, ressaltando a pluralidade do país, que em seu tamanho continental, também apresenta uma diversidade bela e encantadora – seja em sua gente, cultura ou gastronomia.

O palco virtual do evento será formado por representantes de todas as regiões do país, que também integram os painéis de debates. O evento conta com o apoio de mais de 200 pessoas envolvidas em sua realização e, apesar dos desafios, o formato digital possibilita que pessoas do mundo todo acompanhem a programação, da segurança de suas casas.

Entretanto, a ideia é que o encerramento do festival, em 30 de novembro, conte com uma programação presencial, que ainda está sendo desenvolvida e que dependerá das regras vigentes no momento.

Serviço

9º Festival Cultural do Brasil em Viena seleciona artistas goianos

Quando: 6 de junho a 30 de novembro

Onde: canal do festival no YouTube e demais redes sociais

Para conferir detalhes da programação, clique aqui.

Leia também: