Música

Festival Bananada será incluso no Calendário Oficial de Goiânia

Projeto de lei foi aprovado e agora evento terá apoio da prefeitura de Goiânia. As vendas para a 21ª edição do Bananada já começaram


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 07/11/2018 às 17:59:21

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (7), durante sessão no plenário da Câmara, foi aprovado o projeto de lei que inclui o Festival Bananada no calendário oficial de Goiânia. De autoria da vereadora Cristina Lopes (PSDB) que acredita na sanção da matéria pelo prefeito Iris Rezende (MDB), o plano foi aceito em segunda e última votação.

A vereadora destacou uma série de fatores pela aprovação do projeto. “O Festival é um encontro gastronômico, de música clássica e popular, artes plásticas, negócios, política, produção local, nacional e internacional, que abraça gêneros, cores e credos”. Cristina ressalva que este ano, o evento “contou com a participação de 127 artistas e a presença de aproximadamente 21 mil pessoas, gerando mais de 700 empregos diretos”.

“O festival agora faz parte das comemorações oficiais de Goiânia e terá suas próximas edições garantidas. A partir de agora, contaremos com o apoio da prefeitura também”, afirmou a assessoria da vereadora.

Desde 2012, o Bananada se tornou um evento que, em uma semana, mostra o que é mais relevante, em gastronomia, teatros, casas noturnas, se tornando um festival-multicultural. De acordo com Cristina, “é um evento importante para cultura, com sete dias de programação espalhada pela cidade, como mais de 50 atrações artísticas de diferentes vertentes musicais”, concluiu.

Gilberto Gil já se apresentou no Bananada (Foto: Paola Alfamor)

O festival

O festival Bananada completou 20 anos, e reunindo gastronomia, arte e música, acontece anualmente na capital no mês de maio. A vereadora Cristina Lopes lembra dos primeiros passos do bananada. “Na época um jovem de 20 anos, Fabrício Nobre, desenhou um evento para os amigos tocarem sua música, divulgarem suas bandas. Foi assim que o Festival Bananada começou, transformando-se, portanto, num evento cultural de amplo espectro”.

Já passaram pelo palco do Bananada: Pabllo Vittar, Aretuza Lovi, Boogarins, Nação Zumbi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Emicida, Jorge Benjor, Patu Fu, Maria Gadú, Céu, Planet Hemp, Criolo, Emicida, Tulipa Ruiz, Baiana Sistem, Liniker, Karol Conka entre outros.

A 21ª edição do Bananada, que acontecerá em 2019, já está com ingressos a venda no site oficial.