Do Mais Goiás

FestCine: festival de cinema em Goiânia tem semana de lançamentos, palestras e debates

Evento contará com presença especial de grandes nomes do cinema como o crítico Rubens Ewald Filho, o diretor e ator Germano Pereira e o cineasta goiano Fábio Meira

A programação da próxima semana do FestCine, festival de cinema realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), será movimentada pela presença especial de grandes nomes do cinema, como o crítico Rubens Ewald Filho e o diretor e ator Germano Pereira, que ministrarão palestras gratuitas e também mediarão o debate sobre o formato da próxima edição do festival, que ficou paralisado por cinco anos e foi retomado pela atual gestão.

A noite de segunda-feira (7) será dedicada será às obras do cineasta goiano Fábio Meira, que estará presente na mostra e falará sobre seu longa-metragem “Duas Irenes”, que foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Gramado 2017, exibido no Festival de Berlim e premiado como “Melhor Primeiro Filme” e “Melhor Fotografia” no Festival de Guadalajara, no México. Além do trailer oficial de Duas Irenes, serão exibidos quatro curtas do diretor: Dolores (ficção, drama), Aramis (drama), Pátria (documentário) e Atlântico (drama, ficção).

Na tarde de terça-feira, 8, Rubens Ewald Filho ministra a palestra “O cinema presente e seu futuro”. Às 20 horas, será exibido o longa “Somos todos estrangeiros” , documentário de Germano Pereira sobre uma família de refugiados sírios no Brasil. Na manhã do dia seguinte, é a vez dele ministrar a oficina “Ler, Interpretar e Adaptar”.

O debate com a classe acontece na quarta-feira, 9, às 20 horas. “Esperamos a  participação de toda a classe cinematográfica goiana para definirmos os novos formato das mostra competitivas de 2018, categorias de premiação e valores, entre outros pontos de interesse. Como a produção goiana se intensificou neste período, ampliando, inclusive, nos longas-metragens, precisamos atender essa demanda da melhor forma possível”, explica Débora Tôrres, produtora executiva do festival.

O FestCine Goiânia acontece no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro e tem entrada franca .

Programação:

7 de agosto
19h30 – Abertura Oficial
20h – Exibição de 03 curtas do diretor e trailer do longa Duas Irenes, selecionado para o Festival de Gramado de 2017

8 de agosto
14h30 às 17h30 –  PALESTRA DO CRÍTICO DE CINEMA  RUBENS EWALD FILHO “ O CINEMA E O SEU FUTURO”
Participantes: Sujeito á lotação da sala-217 lugares (inscrições gratuitas pelo site www.festcinegoiania.com)
20h – Exibição do longa: SOMOS TODOS ESTRANGEIROS- um filme de Germano Pereira- Doc, Dig, 90 min.

9 de agosto
8h30 às 11h30 – Palestra do ator e diretor Germano Pereira “Ler, Interpretar e Adaptar”
Capacidade: Sujeito à lotação da sala-217 lugares (inscrições gratuitas pelo site www.festcinegoiania.com)
19h – DEBATE COM A CLASSE CINEMATOGRÁFICA GOIANA PARA DEFINIR O NOVO FORMATO DO FESTCINE GOIÂNIA 2018
21h – Exibição de curtas