Do Mais Goiás

Fernando de Noronha começa a vacinar pessoas acima de 18 anos contra Covid-19

Segundo a administração municipal, a ilha conta com 3,8 mil pessoas nessa faixa etária aptas a receber a vacina

Segundo a administração municipal, a ilha conta com 3,8 mil pessoas nessa faixa etária aptas a receber a vacina
Segundo a administração municipal, a ilha conta com 3,8 mil pessoas nessa faixa etária aptas a receber a vacina (Foto: Georgia Kyrillos/Divulgação)

Moradores de Fernando de Noronha começaram a ser vacinados contra Covid-19 de pessoas acima de 18 anos na última segunda-feira (14). A aplicação é realizada em uma escola da região até a próxima quinta-feira (17), quando passará ser realizada em um posto de saúde.

Uma das pessoas vacinadas foi Roberta Souza, de 18 anos. A trabalhadora autônoma contou como que foi a sensação de ser imunizada com a primeira dose contra o novo coronavírus. “Eu nem imaginava ser vacinada agora, achava que só seria imunizada no próximo ano. Estou muito feliz”, afirmou.

Na última sexta-feira (11), a ilha recebeu 1 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. O governo de Pernambuco anunciou que Fernando de Noronha vai ser a primeira localidade do estado com todos os adultos imunizados contra o novo coronavírus.

Com essa ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 na ilha, os moradores com idade a partir de 40 anos começaram a ser imunizados na sexta-feira (11). No dia seguinte, começaram a ser imunizados os maiores de 29 anos. De uma só vez, foram aplicadas 532 doses no público dessa faixa etária.

Segundo a Superintendência de Saúde do Distrito, Fernando de Noronha tem cerca de 3,8 mil adultos com mais de 18 anos aptos a receber os imunizantes. “Pela média que tivemos no final de semana, quando mais de 500 pessoas se vacinaram, esperamos imunizar, até quarta-feira (16), cerca de 600 moradores”, afirmou o superintende de Saúde da Administração da Ilha, Fernando Magalhães.

A expectativa é que a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus seja aplicada antes do prazo previsto inicialmente, que era o dia 24 de junho. “Conseguimos vacinar quase todos os moradores com mais de 29 anos. Com isso, antecipamos o grupo de moradores com mais de 18 anos. A adesão é grande, e a nossa expectativa é vacinar todos os adultos até o final desta semana”, disse o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

*Com informações do G1