CORONAVÌRUS

Feiras Hippie, da Lua e mercados especiais estão suspensos em Goiânia

Medida vale para todas as feiras especiais e também inclui mercados populares de Goiânia. Confira o funcionamento do comércio e serviços públicos


Samuel straioto
Do Mais Goiás | Em: 17/03/2020 às 09:39:45

(Foto: Fernando Leite)
(Foto: Fernando Leite)

A realização das Feiras Especiais cadastradas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (SEDETEC) estão suspensas em Goiânia. A medida também vale para o funcionamento do Centro Comercial Popular, Mercado Aberto e dos mercados públicos municipais. As determinações foram anunciadas em decreto publicado pela prefeitura nesta segunda-feira (16).

Entre as feiras especiais estão: Feira da Madrugada e Feira Hippie no Setor Norte Ferroviário, Feira do Sol e Feira da Lua no Setor Oeste, Feira das Nuvens no Setor Coimbra, entre outras. Na Região da Rua 44, o comércio deverá ser fechado a partir de quinta-feira (19).

Comércio

Pelo decreto ficam permitidos, de forma temporária e em caráter excepcional, a abertura e o fechamento do comércio e indústria em horários diversos daqueles estabelecidos, sem a necessidade de autorização prévia ou de licença especial da Sedetec

Ou seja, na prática, o comércio pode adotar escalonamento de horários para evitar aglomerações principalmente no transporte coletivo.

A Prefeitura de Goiânia informou ainda que ficam autorizadas, aos órgãos de fiscalização pública municipal, abordagens de orientação e aplicação de penalidades em grandes eventos, bem como em festas, shows, circos, parques de diversões, exposições, boates, casas noturnas, bares, restaurantes, teatros, cinemas e academias.

Lazer

A Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) deverá suspender as atividades nos seguintes locais: Clube do Povo; Clube Morada Nova (Centro Esportivo).  Mutirama e Zoológico já estavam fechados.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) vai acompanhar o disposto na Nota Técnica emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no último domingo (15/3), sobre a suspensão das atividades letivas em todos os níveis educacionais nas instituições do Município (municipais e conveniadas), a partir desta terça-feira (17).

Serviço Público

O escalonamento de horários para os servidores da prefeitura também foi autorizado. Para isso, as escalas de horários respeitarão o intervalo de 30 (trinta) minutos a contar do início do expediente, até no máximo 05 (cinco) opções de horários para início e término.

Está proibida a concessão de afastamentos legais como férias, licença-prêmio e licença por interesse particular aos servidores da área da Saúde.

Será recomendado aos trabalhadores o sistema de home office, desde que sua realização de forma remota não prejudique os usuários dos serviços públicos.

A prioridade será para servidores com 60 (sessenta) anos ou mais; servidores com histórico de doenças respiratórias; servidoras grávidas; e servidores com filhos em idade escolar que exijam cuidados e cuja unidade de ensino tenha suspendido as atividades.

Atende Fácil

O atendimento presencial será feito somente com agendamento prévio. A medida começa a vigorar nesta quarta-feira (18). Solicitação de data e período para atendimento deve ser feita por meio do site www.goiania.go.gov.br. Será necessário informar nome completo, e-mail e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Mesma ação será feita nas unidades estaduais do Vapt Vupt.

O sistema online disponibiliza aos cidadãos, em tempo real, as datas e períodos com vagas disponíveis para atendimento. Basta que o usuário selecione data, turno (há como opções matutino, vespertino e noturno) e clique em “reservar”. O objetivo do agendamento é evitar aglomeração de cidadãos nas salas de espera das unidades.

Nos Postos/Unidades de Atendimento Integrado ao Trabalhador (SINE), o atendimento deverá ser realizado preferencialmente de forma não presencial, assim como no Procon Goiânia.