Educação

Feira trará 18 universidades americanas à Goiânia

O Education USA Roadshw é a chance de saber mais para quem quer fazer faculdade e pós-graduação fora do país

Brasil

Jose Abrão
Do Mais Goiás | Em: 22/03/2017 às 09:07:27

Andrew Gauker já está de malas prontas para ir para os EUA (Foto: Gean Carvalho)
Andrew Gauker já está de malas prontas para ir para os EUA (Foto: Gean Carvalho)

Os EUA possuem algumas das melhores universidades do mundo e isso não é segredo para ninguém. Ter a chance de cursar uma graduação ou pós-graduação por lá pode ser uma chance única. Se você sempre teve esse sonho ou desejo, mas não sabia como realizá-lo, Goiânia irá receber um evento na medida.

Se trata do Brazilian Education USA Roadshow, que está em sua terceira edição e passa pela primeira vez em Goiânia. Promovida pelo escritório nacional da Education USA, o evento trará à Goiânia representantes de 18 universidades dos EUA.

Além de poder conversar diretamente com as instituições gringas, os interessados poderão fazer o primeiro contato e dar os primeiros passos em questões importantes, como, por exemplo, como conseguir bolsas integrais ou parciais para fazer cursos lá fora. O evento é gratuito e acontece no domingo, dia 2 de abril, das 17 às 20 horas, no K Hotel, no Jardim Goiás.

Outra vantagem é que o evento terá a presença do pessoal da embaixada americana, dando orientações sobre como conseguir o visto estudantil e orientações para os exames de inglês e fluência necessários para estudar por lá.

Segundo Rejane Dal Molin, coordenadora da Education USA em Goiânia, foi uma surpresa muito feliz ver a cidade entrar na rota de eventos este ano. “No nacional, todos os anos eles escolhem algumas cidades. Eu tinha um grande medo de nunca acontecer em Goiânia e ficava sempre pedindo, porque a internacional acontece todos os anos em Brasília. Eu recebo muitos representantes de universidades aqui e eles sabem que aqui tem público para este evento, que Goiânia é uma cidade de grande interesse, já recrutaram muitos alunos daqui”.

Além de Goiânia, o Roadshow irá passar por Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Fortaleza. O interesse no Brasil não é à toa: somos o oitavo país que mais envia estudantes para os EUA. Segundo o Open Doors, 19.370 brasileiros estavam no ensino superior americano em 2016, divididos em graduação, pós-graduação e outras áreas.

Para o evento em Goiânia houve outra surpresa: todos os 18 representantes de universidades decidiram participar por aqui: “Acho que teve grande interesse por parte deles. Foi uma surpresa: todos os representantes das universidades virão a Goiânia porque aqui é um campo novo para eles que já conhecem as outras cidades. Aqui vai ser uma novidade para eles”, conta Rejane.

A coordenadora chama a atenção para o fato de que o evento cobre todas as áreas de ensino, então é uma oportunidade única para saber mais e tirar dúvidas: “É pra tudo. Temos para curso de inglês, para curta duração, graduação, pós, mestrado, doutorado, pós-doutorado. É para todo tipo de educação nos EUA. Até se a pessoa tiver interesse em fazer o Ensino Médio lá nós podemos passar informações”.

(Divulgação)

Caso você não possa ir ao evento, o escritório da Education USA fica no Jardim América e poderá te dar instruções qualquer dia da semana. Porém, o Roadshow tem o diferencial da presença das instituições de ensino, além de palestras: “No evento os representantes estarão aqui além de pessoal da embaixada americana que vai falar sobre educação por lá, sobre vistos de estudante, e representantes do exame TOEFL. O que temos aqui é nosso escritório que damos nossas dicas gerais, mas sem os representantes. O evento também é a chance de conhecer o pessoal das universidades pessoalmente, o que melhora as chances de conseguir bolsa.

De malas prontas

O Education USA foi a oportunidade que Andrew Gauker, estudante morador aqui de Goiânia, mas nascido nos EUA, procurava para estudar por lá. “Ouvi falar do EducationUSA durante um dos encontros do Alumni Club, um grupo de conversação em inglês que acontece uma vez por mês no CCBEU”.

Ele conta que quer se aprofundar em Ciências Exatas, mas ainda não escolheu seu curso: “ainda estou um pouco indeciso sobre o meu curso, mas gostaria que tivesse relação com tecnologia, robótica ou nanotecnologia, e com grande ênfase em matemática”.

De qualquer forma, Andrew foi atrás do Education USA e agora já está pronto para partir: deve desembarcar nos EUA em agosto deste ano.

Por lá, ele aprendeu tudo o que era necessário para se aplicar às universidades. Aí foi correr atrás: “para ser considerado para uma vaga, você precisa preencher a aplicação no site de cada uma delas durante o período de inscrições. Perguntam informações pessoais e, é claro, sobre seu histórico escolar, suas notas no boletim, sua disciplina na escola, suas atividades extracurriculares. Também costumam pedir para você escrever uma ou mais redações sobre tópicos selecionados para avaliarem sua capacidade de construir ideias e argumentos, ou então para entender mais a respeito de você”, conta.

As universidades também pedem notas de fluência em inglês, algumas até mesmo oferecem as próprias provas. E é bom você ser um aluno nota 10: “Por fim, a universidade ainda pode pedir Cartas de Recomendação escritas pelos seus professores e/ou coordenador pedagógico/diretor da escola”, relata.

Andrew conta que a Education USA teve um grande papel não apenas no primeiro contato, mas também em ajudar a encontrar o seu caminho: “A escolha da instituição foi um processo que demorou um pouquinho, mas com o apoio da Rejane Dal Molin, da EducationUSA, consegui escolher 5 instituições para as quais aplicar. Foi simplesmente um longo período de pesquisas em sites de rankings e nos sites das universidades pra ver com quais delas eu mais me identificava”.

A poucos meses de partir, o jovem é pura empolgação: “Minhas expectativas são que eu vou adorar viver nos Estados Unidos novamente e que a experiência acadêmica vai ser fantástica”.

Serviço:

Education SUA Roadshow em Goiânia

Quando: domingo, dia 2 de abril, das 17h às 20h
Onde: Hotel K, Avenida Deputado Jamel Cecílio, Jardim Goiás
Entrada franca

Abaixo, você vê a lista completa de instituições que estarão presentes no Brazilian Education USA Roadshow Goiânia:
California State University Northridge
Full Sail University
George Washington University
Green River College
Iowa State University
MIU – Miami International University
San Jose State University
St. Bonaventure University
Temple University
University at Buffalo
University of Arizona
University of Central Florida
University of Colorado Boulder
University of Colorado Denver
University of Missouri-Kansas City
University of South Florida
University of Oklahoma
Wayne State University

Tópicos