Do Mais Goiás

Facebook deleta “dezenas de milhares” de contas falsas no Reino Unido

País está prestes a passar por eleições e sofre com a escalada da desinformação

O Facebook anunciou que deletou “dezenas de milhares” de contas falsas no Reino Unido suspeitas de estarem espalhando notícias falsas às vésperas das eleições britânicas. Segundo o The Telegraph, o limpa foi possível graças a novas ferramentas da rede social aplicadas em abril, capazes de perceberem padrões nas notícias falsas.

A rede também está trabalhando em melhorar o algoritmo para que ele enterre notícias suspeitas, reduzindo drasticamente as chances de elas aparecerem na página dos usuários. A principal forma que o sistema está usando é comparar o conteúdo de certas publicações ao conteúdo de veículos com credibilidade. Se a disparidade for muito grande, as chances são igualmente grandes de que a notícia seja falsa.

“As pessoas querem ver informação creditável no Facebook e nós também. Estamos fazendo tudo o que podemos para atacar o problema das notícias falsas”, disse ao jornal inglês Simon Milner, diretor de políticas do Facebook no Reino Unido.

Tanto a rede social quanto o Google dobraram os seus esforços para combater a desinformação após serem criticados profundamente durante as eleições americanas. As duas empresas tomaram providências similares nas últimas eleições da Alemanha e na França.