Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

Exposição seleciona obras de artistas iniciantes e experientes pelo Brasil

A "Mostra Museu: Arte na Quarentena" receberá inscrições até o dia 5 de março e qualquer pessoa pode participar, enviando desenhos, pinturas, esculturas, colagens, fotos e muito mais

mostra museu arte na quarentena
Obra: Confinement 19, Sazky | Espanha, Madri (Foto: divulgação)

A pandemia de Covid-19 pegou a todos de surpresa, fazendo com que fosse preciso reinventar relações sociais, formas de trabalho e até o convívio com a família. Em meio a tanta tragédia, algumas pessoas conseguiram aproveitar o tempo em casa para descobrir ou deixar aflorar novos talentos e habilidades, se conectando com o mundo das artes e criatividade. E é justamente pensando nestas pessoas e também em artistas de longa data, que a “Mostra Museu: Arte na Quarentena” foi desenvolvida.

O projeto, que foi criado pela Amarello Projetos Integrados, está selecionando artistas de todo o Brasil que queiram integrar a exposição, que é focada em produções realizadas durante a pandemia. Qualquer pessoa pode se inscrever, desde jovens talentos até aqueles que já contam com carreira na área artística.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site da mostra e ficam abertas até o dia 5 de março. É possível inscrever obras nos formatos de vídeo ou imagem, que podem corresponder às mais diversas linguagens artísticas, como desenhos, esculturas, pinturas, gravuras, fotografias, grafites, videoarte, poesias virtuais, colagens, instalações e até performances.

Serão selecionados cerca de 200 trabalhos, que passarão pelo crivo da curadora Ana Carolina Ralston. Além disso, a Mostra Museu também contará com trabalhos disponíveis no “The Covid Art Museum (CAM)“, um museu digital criado na Espanha no início da pandemia.

Obras musicais serão selecionadas pelo curador Pedro Henrique França, que lança luz na produção musical brasileira e apresenta algumas obras compostas e realizadas desde o início da quarentena. As criações selecionadas farão parte de uma coletânea sonora na Mostra Museu, que ficará disponível na plataforma e via QR Code, junto das outras obras da exposição.

Todas as obras selecionadas serão disponibilizadas na plataforma online do projeto e também ganharão uma exposição a céu aberto nas ruas da cidade de São Paulo, que será inaugurada em abril.

A partir da eletrizante onda criativa que turbinou a internet neste período, viu-se o total brilho da mente humana. Aqueles que se consideravam ou não artistas, criaram. E um pouco do que vimos nascer em um ano tão fatal reuniu-se e, agora, mostra seu rosto em um projeto híbrido, que mistura tecnologia, presença e, claro, arte“, comenta Ana Carolina.

E continua: “O ar que soprou tanto em 2020 também nos trouxe a criatividade de nos reinventarmos. 2021 começa unindo a arte pelo mundo em um projeto sensível que costura essa sinuosa trama que tem como ponto de partida a nossa transformação”. 

Vale mencionar que ao longo da Mostra Museu, acontecerão lives com artistas e curadores. Quando a exposição chegar ao fim, o projeto ainda promoverá uma premiação para alguns artistas selecionados por um comitê formado pelos curadores. Portanto, seja você um iniciante ou não, vale muito a pena tentar a sorte e inscrever sua obra! Clique aqui para fazer sua inscrição.