Do Mais Goiás

Ex-governador Irapuan aceita convite para SSP

Ele foi sondado há uma semana para assumir o cargo. Outros nomes eram levantados; definição foi confirmada no fim da tarde por fontes palacianas

Conhecido por ser “linha dura”, Irapuan Costa Júnior assumirá a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP), segundo fontes palacianas. Ele sucede o gaúcho Ricardo Balestreri, que assumiu com compromisso de reduzir índices de criminalidade em um ano de gestão da pasta e deixa o cargo antes de abril, quando prometeu que ficaria. A escolha, que tem mais tom político que técnico, provocou um racha no governo.

Balestreri, um dos grandes estudiosos de gestão em segurança pública é substituído por um homem que governou o Estado no período de repressão civil-militar e que aos 80 anos, depois de eleito como prefeito de Anápolis, senador, presidente da Celg e SSP, é campeão nacional de tiro ao prato. Mais pessoas devem ser anunciadas no dia 31 de janeiro, quando toda a reforma de pastas acontece principalmente pela exigência de desincompatibilização de cargos para quem quer concorrer nas eleições desse ano; já se sabe que Joaquim Mesquita, ex-SSP e atual Secretário Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) é um dos que permanecem no cargo.

O convite, feito pelo vice-governador José Eliton. Irapuan assume a gestão após graves conflitos em presídios. O clima de tensão na secretaria de Segurança Pública vem após o anúncio de queda na criminalidade. Há sete dias Balestreri convocou a imprensa para anunciar que em goiás, foram registradas queda de 12,53% em homicídios; 10,28% em estupro; 37,72% em latrocínio; 20,46% em tentativa de homicídio; 19,23% em furto a transeunte; 25,92% em roubo de veículos; 12,65% em furto de veículos; 16,13% em furto em comércio e de 4,53% em furto de residências.

PERFIL
Irapuan Costa Júnior é engenheiro civil por formação. Ele já foi professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em Anápolis, foi prefeito em 1973 pelo Arena, depois de ser presidente da Celg. Em 1975, assumiu o governo depois de ser eleito pela Assembleia Legislativa. Em 1982, já pelo MDB, foi eleito pela primeira vez pelo voto à Câmara Federal. Foi senador constituinte em 1986; deixando o senado em 1995. Um ano antes ele foi derrotado nas urnas, quando se candidatou a deputado federal.

Em novembro passado, Irapuan foi cam¬peão nacional de Tiro ao Prato, na categoria TOP 200, dis¬putada em Ponta Grossa, no Paraná.