LUTO

Ex-diretor do Hugo morre vítima de coronavírus

Ele estava internado no Hospital Neurológico de Goiânia.


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 28/06/2020 às 12:58:24

Ex-diretor do Hugo, Ciro Ricardo (Foto: Reprodução)
Ex-diretor do Hugo, Ciro Ricardo (Foto: Reprodução)

O médico Ciro Ricardo Pires de Castro, de 75 anos, morreu na noite de sábado (27) vítima de Covid-19. Ele estava internado no Hospital Neurológico de Goiânia. Ciro foi diretor geral do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e também dirigiu o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).

Segundo relatos de familiares, o ex-diretor do Hugo teve falência múltiplas dos órgãos após ficar internado por vários dias na unidade de saúde.

Ciro foi responsável também pela implantação do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate), tendo trabalhado durante mais de 12 anos no aperfeiçoamento do serviço de resgate do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Pesar

Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentou a morte e reforçou a atuação de Ciro à frente do Hugo, com a criação da residência médica da unidade. A pasta comunicou ainda ser grata “ao legado de dedicação à saúde goiana (…). A Secretaria externa seu apoio, seu pesar e sua solidariedade a todos os familiares e amigos”.

A Cremego, entidade na qual atuou entre 1998 e 2012, também publicou nota de pesar enfatizando a homenagem com a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico, concedida em 2019. “O Cremego se solidariza com a família, os amigos e os médicos goianos neste momento de dor”, destacou a nota.

O Corpo de Bombeiros, em nota, destacou o trabalho de implantação do Siate e reforçou os laços de Ciro com a instituição. “Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nosso mais estimados préstimos”.