Exemplo

EUA recebem 10 mil refugiados sírios em um ano

Governo americano criou programa de assentamento para ajudar famílias que fogem da guerra na Síria


Estadao Conteúdo
Estadao Conteúdo
Do Estadao Conteúdo | Em: 28/08/2016 às 12:38:25


Os Estados Unidos vão alcançar nesta segunda-feira (29) sua meta de receber 10 mil refugiados sírios ao longo de um ano de seu programa de assentamento, segundo informou o embaixador norte-americano na Jordânia neste domingo, depois de encontrar com famílias que estavam a caminho dos Estados da Califórnia e da Virgínia.

O programa emergiu como um problema na campanha presidencial dos Estados Unidos, com o candidato Republicano Donald Trump alegando que os refugiados sírios representam uma ameaça de segurança. O embaixador Alice Wells disse, porém, que manter norte-americanos seguros e ajudar algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo não são coisas mutualmente exclusivas.

“Refugiados são a categoria de viajantes mais duramente vigiada nos Estados Unidos e os refugiados sírios são alvo de grande escrutínio”, disse Wells.

Algumas centenas de sírios vão partir da Jordânia para os Estados Unidos nas próximas 24 horas. Entre eles, Nadim Fawzi Jouriyeh, de 49 anos, um ex-trabalhador da construção da devastada cidade de Homs. Ele disse sentir “medo do desconhecido mas alegria pela vida de seus filhos no futuro”.

Jouriyeh viaja com a esposa e quatro filhos. O mais velho, Mohammed, de 14 anos, diz que está ansioso para ir a escola e espera estudar medicina um dia.

Cerca de 5 milhões de sírios fugiram da guerra civil desde 2011. A maioria luta para sobreviver em duras condições em países vizinhos, incluindo a Jordânia, que recebeu cerca de 660 mil refugiados. Apenas uma pequena porcentagem dos refugiados sírios conseguiu assentamento em outros países.